Açorianos têm direito a esclarecimentos do Governo Regional sobre o que se passa com os apoios do Governo da República aos estragos do Lorenzo, defende Vasco Cordeiro

PS Açores - 16 de setembro, 2021

O Presidente do PS/Açores considera que “o Presidente do Governo Regional tem explicações a dar aos Açorianos”, sobre a questão das verbas que a República vai transferir para a Região, na sequência dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo. Vasco Cordeiro defende que, “em nome da transparência”, os Açorianos devem saber que proposta foi apresentada pelo atual Governo dos Açores e de que forma foi o assunto abordado no recente encontro entre os dois executivos.

Questionado sobre a suposta redução de verbas que o Governo da República pretende fazer no âmbito da recuperação dos estragos, Vasco Cordeiro começou por referir que “este assunto não é apenas entre o senhor Presidente do Governo e o Primeiro-Ministro, mesmo que eles se olhem nos olhos. Este é um assunto que tem a ver com a Região e, portanto, o senhor Presidente do Governo tem explicações a dar aos Açorianos”.

Um segundo aspeto referido pelo Presidente do PS/Açores diz respeito ao encontro entre os dois executivos, que foi classificado como “uma cimeira histórica” pelo Governo Regional: “Se repararem na nota de imprensa que saiu sobre essa cimeira, este foi um dos assuntos que foi tratado. Eu não acredito que este assunto não tenha sido tratado, que não tenha sido esclarecido, portanto os Açorianos têm que perceber o que é que se passa”.

Vasco Cordeiro referiu também o Despacho que foi publicado pelo primeiro-ministro, onde é feita referência a “uma proposta do Governo Regional” e questionou: “Mas que proposta foi esta?”. A bem da transparência, defende o Presidente do PS/Açores, este assunto não pode ser “tratado apenas à porta fechada. Os açorianos têm o direito de saber o que é que se passa, têm o direito de saber de onde é que sai esta questão deste alegado corte”.

Neste sentido, acrescentou, “o Grupo Parlamentar do PS, na Assembleia Regional, apresentará um requerimento, precisamente, a solicitar informação que se nos afigura essencial para percebermos isso, nomeadamente, como é que menos de um mês depois de terem realizado uma cimeira histórica, já andam a “não perceberem” e a serem “apanhados de surpresa”?.

Vasco Cordeiro considera que estas matérias “não podem ser tratadas com leviandade” e que são devidos “esclarecimentos aos Açorianos”. Ainda em resposta aos jornalistas, recordou que o acordo estabelecido entre o Governo da República e o Governo dos Açores foi anunciado pelo próprio Ministro da Economia, conforme foi noticiado na altura.

“O Orçamento de Estado deste ano tinha previsto mais de 30 milhões de euros para essas despesas e, portanto, há aqui dúvidas a mais e esclarecimentos a menos. E o primeiro esclarecimento que tem que ser dado é do Governo Regional aos Açorianos, por muito que queiram falar com o Governo da República - e acho que devem e fazem bem em esclarecer -, mas há questões que têm a ver com o Governo Regional”.