PS Açores manifesta profundo pesar pelo falecimento de Jorge Sampaio

PS Açores - 10 de setembro, 2021

Foi com profunda tristeza que o Partido Socialista dos Açores recebeu a notícia do falecimento de Jorge Sampaio.

“É uma perda imensa para Portugal! Pelo seu percurso, por uma vida de serviço às causas da Democracia, da Liberdade e da Cidadania, o desaparecimento de Jorge Sampaio deixa o País mais pobre em exemplos e testemunhos de magistral exercício da Política”, afirma Vasco Cordeiro, presidente do PS/Açores, numa reação ao falecimento do antigo Presidente da República.

Nascido em Lisboa, em 1939, Jorge Sampaio estudou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, de 1959 a 1961 e Secretário-geral da Reunião Inter-Associações Académicas (RIA), de 1961 a 1962 e teve uma participação política e cívica ativas nos movimentos estudantis de contestação ao Estado Novo. Enquanto advogado defendeu presos políticos, durante esse período da ditadura e pugnou pela defesa das liberdades e da democracia.

Ex-Presidente da República, quinto Presidente do pós-25 de abril, foi eleito líder do Partido Socialista em 1989, tendo o seu percurso passado pela presidência da Câmara Municipal de Lisboa, com a sua eleição nesse mesmo ano, e depois em 1993, mas também com a eleição, à primeira volta, para um primeiro mandato como Presidente da República, em 1995. Voltaria a ser eleito, em 2001, para um novo mandato no cargo.

Como Conselheiro de Estado, tomou posse em 2006, na qualidade de antigo Presidente da República, tendo sido designado, nesse mesmo ano, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose e, no ano seguinte, nomeado, pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Alto Representante para a Aliança das Civilizações.

Ao longo dos anos foi agraciado com várias condecorações e recebeu também diversas distinções nacionais e estrangeiras, das quais se destaca, em 2015, o Prémio Nelson Mandela, entregue pela ONU.

Atualmente presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação.

De acordo com o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, “deixou-nos, hoje, um Camarada e um amigo generoso, um Homem que serviu o País com grande sentido do interesse público. Jorge Sampaio foi um dos exemplos de que a Política, com combatividade e com compromissos, é também feita com Princípios, com Valores e com Respeito.”, afirmou.

Não deve ser esquecido seu contributo para a revisão da Constituição Portuguesa em 2004, que permitiu reforçar os poderes dos Parlamentos das Regiões Autónomas. Foi um amigo das Autonomias.

Nesta hora de tristeza, o Partido Socialista dos Açores presta uma sentida homenagem ao camarada Jorge Sampaio, pela sua dedicação e apego aos valores Socialistas, endereçando à sua família e aos seus mais próximos, bem como a todos quantos tiveram a oportunidade de privar com ele, na vida pessoal ou profissional, as nossas sentidas condolências.

Atendendo a este período, o Partido Socialista decidiu cancelar toda e qualquer ação de campanha eleitoral em toda a Região.