Comunicado: Novas medidas de combate à pandemia colocam em risco saúde pública e segurança dos Faialenses

PS Açores - 10 de agosto, 2021

O Partido Socialista do Faial manifesta o seu desagrado com a entrada em vigor das mais recentes medidas de combate à pandemia de Covid-19, assegurando que ao extinguir o mecanismo de controlo e de monitorização realizado ao sexto dia, se coloca em causa não só a saúde pública como a própria segurança dos Faialenses.

Ao ter atingido as duas dezenas de casos ativos esta segunda-feira, o PS/Faial alerta para a necessidade de se repensar os critérios anunciados na passada semana, dado que ao extinguir o teste realizado ao sexto dia, irá ficar, com certeza, alguns casos ativos por se detetar.

Nessa medida, o PS/Faial defende que seja reposto o controlo realizado ao sexto dia, uma vez que, apenas nos primeiros dias do mês de agosto, foram seis os casos positivos ativos contabilizados nesse rastreio que agora termina, na ilha do Faial.

Para os Socialistas do Faial, e atendendo à época alta de verão, e aos primeiros sinais de recuperação que o setor turístico começa a manifestar, não podemos colocar tudo em causa e dar um passo atrás por não estarmos a controlar e monitorizar devidamente quem nos visita.

Para o PS/Faial, também a taxa de vacinação da ilha que, apesar de rondar o limiar dos 70% apregoados para a imunidade de grupo, ainda não a atingiu, deixando mais suscetível a população à transmissão do vírus.

Sabemos que tudo isto tem custos, mas a defesa da saúde dos Açorianos tem de estar em primeiro lugar. Onde andam os representantes locais deste governo? Porque não se manifestam pela defesa do Faial e dos Faialenses?

Contamos, atualmente, com casos diários na ordem das várias dezenas, e em várias ilhas, como podemos pensar em retirar um mecanismo de controlo e de monitorização e alterar a matriz de risco, quando dia após dia os casos detetados ao sexto dia continuam a ser uma realidade?

Para o PS/Faial, a defesa da saúde pública não se faz somente através da vacinação, mas também pelo controle, uma vez que só a vacinação por si não impede a transmissão.