Deputados do PS/Açores defendem projetos importantes para Santa Maria

PS Açores - 23 de abril, 2021

No âmbito do debate do Plano e Orçamento para 2021, os deputados do PS/Açores eleitos por Santa Maria apresentaram um conjunto de propostas de alteração aos documentos, para garantir a concretização de projetos importantes para o desenvolvimento da ilha.

Bárbara Chaves refere, por exemplo, a reabilitação de habitações em alguns Bairros do Aeroporto de Santa Maria: “O anterior Governo do Partido Socialista deixou pronto o projeto para a reabilitação de habitações em alguns Bairros do Aeroporto de Santa Maria e como na proposta de Plano de Investimentos não constava nenhuma ação para concretizar esse projeto, decidimos apresentar uma proposta para que possa avançar já este ano. Apesar do PSD, CDS e PPM se terem oposto a esta nossa proposta, a mesma foi aprovada com os votos do PS, BE, PAN e IL!”.

Desfecho diferentes teve a proposta do Partido Socialista para que fosse lançado o concurso e se iniciasse a obra de reabilitação da antiga Torre de Controlo do Aeroporto de Santa Maria, com um valor de meio milhão de euros. “Defendemos que estando o projeto em fase de revisão de preços, deveria a Direção Regional da Cultura ter interesse em continuar a acarinhar essa pretensão dos marienses. No entanto, a maioria dos partidos decidiu rejeitar a proposta, incluindo o PPM que, pelos menos em Santa Maria, tem considerado a obra como prioritária e usado este exemplo como arma de arremesso partidário contra o PS”, considerando uma “falta de coerência entre o que se diz e o que se faz”.

Para Bárbara Chaves é também “lamentável que tenham sido rejeitadas as propostas do PS para a reparação da Escola de Santa Maria, nomeadamente na ação para as obras de reabilitação do ginásio da escola, com um reforço de meio milhão de euros, já que se considera que os 100 mil euros previstos não permitirão grande desenvolvimento neste investimento em 2021”.     

A deputada mariense também aponta como negativa a reprovação das verbas propostas pelo PS para “o lançamento das obras de recuperação da antiga Casa do Diretor do Aeroporto, em Santa Maria, para acolher a sede da Agência Espacial Portuguesa, cujo concurso ficou deserto, mas que tem projeto executado e se esperava que a obra pudesse estar prevista em Plano de Investimentos para ser lançada este ano e iniciada a sua execução”.

“Incompreensível e discriminatória foi também a reprovação da nossa proposta para se elaborar o projeto de ampliação do Serviço de Urgência do Centro de Saúde de Vila do Porto. Tendo em conta que existe uma ação semelhantes para a ilha do Corvo, não faz sentido que Santa Maria tenha um tratamento diferente”, sublinhou ainda a deputada do PS Açores.

Bárbara Chaves refere também a proposta do PS para reforço de verbas para a beneficiação e pavimentação de Estradas Regionais de Santa Maria, que “foi reprovada pela maioria, que preferiu dar menos verbas para essas intervenções tão importantes para a nossa ilha”.

Bárbara Chaves destaca a importância de “ter sido aprovada a proposta do Partido Socialista dos Açores para a elaboração de um projeto para remodelação no Bloco E da Escola de Santa Maria, para adaptação a Sala Polivalente, tal como nos propusemos realizar aquando da apresentação de compromissos eleitorais em Santa Maria”.