PS/Açores aprova iniciativas que dão continuidade aos apoios para o associativismo desportivo

PS Açores - 24 de março, 2021

O Grupo Parlamentar do PS/Açores aprovou, esta terça-feira em Plenário, as alterações que garantem apoios excecionais ao desporto no âmbito da pandemia provocada pela Covid-19. “As alterações agora aprovadas resultam do trabalho iniciado na anterior legislatura, pela Direção Regional do Desporto, para dar continuidade aos apoios necessários para o setor desportivo durante o período pandémico”, referiu o deputado Tiago Lopes.

“Desde o início da pandemia que houve uma preocupação constante na salvaguarda da atividade física e do desporto, tendo em consideração as restrições para defender a saúde pública”, sublinhou o deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, recordando que “foram também garantidas medidas excecionais, de natureza administrativa, para permitir que os agentes desportivos conseguissem dar resposta aos constrangimentos causados por este contexto”.

Nesse sentido, a proposta mereceu a concordância do GPPS para que, tendo em conta a situação pandémica, “a atribuição das comparticipações financeiras passe a ser excecionalmente feita, pelo período correspondente à época desportiva 2020/2021 e ao ano de 2021, tendo em conta a realidade desportiva e a classificação de níveis de risco provocados pela situação epidemiológica em cada ilha” e que “nos apoios para a comparticipação das deslocações passem a ser incluídas as estadas prolongadas por razões de quarentena decretada pela autoridade competente”.

Mas, acrescentou o parlamentar, é também necessário “olhar para o futuro e desenhar o ‘como’ se vai recuperar dos impactos negativos que a pandemia está a deixar e ainda vai deixar certamente”. Este foi, aliás, um alerta feito por federações e pelos Comité Olímpico e Paralímpico, “tendo em consideração a importância das organizações desportivas enquanto células base do sistema desportivo”. 

Para Tiago Lopes, “apesar de o setor da atividade física e desporto ter já beneficiado das medidas criadas pelo Governo, ao longo dos últimos anos”, é fundamental, à semelhança do que foi feito para outros setores, “criar apoios específicos, adicionais e direcionados à recuperação das organizações desportivas”.