Deputada Sandra Dias Faria do PS/Açores defende prorrogação dos prazos para candidaturas de empresas açorianas

PS Açores - 18 de março, 2021

Através de um Projeto de Resolução entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, o Grupo Parlamentar do PS/Açores recomenda que seja dado mais tempo às empresas que precisam de apresentar candidaturas ao “Vale PME Digital” e ao “Vale Exportar Açores”. Sandra Dias Faria recorda que o prazo terminava a 31 de março do corrente e recomenda que “a título transitório e excecional”, seja permitido apresentar candidaturas até ao final deste ano.
“Tanto o ‘Vale PME Digital Açores’ como o ‘Vale Exportar Açores’, são importantes instrumentos ao dispor das empresas açorianas, através dos quais é possível às micro, pequenas e médias empresas, beneficiarem de apoios financeiros para a aquisição de serviços no domínio das tecnologias digitais, no domínio da exportação de produtos e por parte de empresas detentoras da Marca Açores”, adianta a deputada do PS/Açores.
As medidas, acrescenta a parlamentar, representam “um apoio máximo de dez mil euros por empresa beneficiária”, apoio esse que pode ser acumulável com os Sistemas de Incentivos para a Competitividade Empresarial (COMPETIR +) e que, na atual conjuntura, se tornam ainda mais importantes.
Sandra Dias Faria destaca que a face “às circunstâncias que a Covid-19 nos trouxe, grande parte das instituições e empresas, em especial as PME, viram-se obrigadas a reinventar os seus modelos de negócio e sistemas de trabalho, passando quase repentinamente da presença física para o digital”. Nesse sentido, acrescenta, “é fundamental continuar a apoiar as empresas regionais nos processos de digitalização da sua atividade e adoção de novas tecnologias”, pelo que o Vale PME Digital Açores “assume-se como um instrumento central”.
No caso das exportações de produtos e serviços, refere Sandra Dias Faria, o “Vale Exportar Açores”, permite “reforçar estratégias e ações relacionadas com a exportação, uma componente fundamental numa economia de mercado globalizada e competitiva, enquanto impulsionadora do emprego e do crescimento económico”.