PS/Graciosa apresenta queixa à CNE sobre a inscrição sem autorização de utentes do lar de idosos para voto antecipado

PS Açores - 18 de outubro, 2020

A candidatura do Partido Socialista pelo círculo eleitoral da Graciosa vai apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições pela forma inaceitável como se procedeu à inscrição de mais 30 utentes do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.

Tal inscrição, efetuada para efeitos do exercício do direito de voto antecipado em mobilidade que se realiza este domingo, foi materializada à total revelia de vários dos utentes em causa e/ou sem o conhecimento e, consequentemente, sem o consentimento de muitos familiares dos utentes.

A denuncia de tão lamentável ato chegou ao conhecimento dos candidatos do PS/Açores através de queixas de familiares de alguns dos idosos que foram inscritos, incluindo pessoas que estão acamadas e que não podem exercer o seu direito de voto. Alguns desses familiares confrontaram a provedora da Santa Casa que lhe confirmou a inscrição de praticamente todos os utentes do lar, sem o conhecimento das famílias!

O Secretariado do Partido Socialista da Graciosa, não obstante entender que o voto antecipado em mobilidade é um instrumento fundamental no combate à abstenção e, por isso, muito se orgulha do impulso decisivo do PS na implementação do mesmo, considera que não vale tudo para se obter mais alguns votos.

Assim, face à tomada de conhecimento da, no mínimo, despudorada atuação da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, vem o Secretariado do PS Graciosa não só repudiar publicamente a ação feita pela referida Instituição, como também informar que irá apresentar a competente queixa sobre este lamentável episódio junto da CNE.