André Bradford saúda a decisão do Parlamento Europeu de manter a taxa de cofinanciamento de 85% para as Regiões Ultraperiféricas, recusando assim a alteração proposta pela Comissão Europeia para a Política de Coesão no período 2021-2027. O candidato do PS/Açores às eleições europeias referia-se, em concreto, aos Regulamentos Gerais do próximo Quadro Financeiro, que foram aprovados no Parlamento Europeu por larga maioria, com 460 votos a favor, 170 votos contra e 47 abstenções.
“Para este recuo foi fundamental a luta do Governo dos Açores e dos governos aliados, mas também o consenso criado a nível regional que nos permitiu falar a uma só voz em defesa dos interesses dos Açores e dos Açorianos”, acrescentou.
“Agora, as Regiões têm mais força para impedir que a Comissão Europeia insista na redução para os 70%”, referiu o candidato a eurodeputado pelo partido socialista. Como fez questão de realçar, “a decisão do Parlamento Europeu revela a importância que deve continuar a ser dada à Política de Coesão, que tem contribuído para diminuir as diferenças entre as regiões da Europa e para promover o desenvolvimento das Ultraperiferias”.
Para André Bradford, “esta é a Europa que temos vindo a construir, a Europa que o Partido Socialista defende, a nível regional e nacional, a Europa que responde aos anseios dos cidadãos, promovendo uma Política de Coesão em que os fundos disponíveis servem, efetivamente, para desenvolver as Regiões, como tem acontecido nos Açores”. “Lutarei sempre para que esse princípio fundador do projeto europeu não seja substituído pelas agendas específicas de alguns Estados Membros pouco sensíveis aos constrangimentos estruturais de regiões como a nossa”.