“A Azorina S.A. teve, até agosto de 2018, receitas superiores a 1,3 milhões de euros, que resultam de um aumento de 170 mil visitas em relação ao período homólogo”, sustentou André Rodrigues à margem da reunião da Comissão de Inquérito às Empresas Públicas Regionais, que se realizou esta quarta feira, em Ponta Delgada.
Após a audição da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, o deputado reiterou a importância desta empresa no setor público empresarial uma vez que “ao longo dos anos a Azorina tem feito um percurso de investimentos em educação, formação e em centros de visitação que têm permitido um aumento da oferta aos residentes e turistas, sem aumentar o financiamento da administração pública”, isto significa, continuou André Rodrigues, que houve “um aumento de receitas próprias e uma manutenção da comparticipação pública, o que resulta numa maior autonomia financeira da sua atividade”.
“A empresa Azorina S.A. é um instrumento fundamental para a garantia e continuidade das políticas de conservação da natureza, da manutenção da biodiversidade e da geodiversidade, para a proteção dos recursos naturais, promovendo a qualidade ambiental com resultados inequívocos na qualificação do destino Açores, estando agora também responsável pela certificação do destino Açores como sustentável”, afirmou o parlamentar.
O deputado socialista destacou ainda aquilo que é “objeto desta Comissão”: as contas da Azorina S.A. são “conhecidas e são remetidas anualmente para a Assembleia e para o Tribunal de Contas; cumprem todos os requisitos legais, são transparentes, equilibradas e permitem que a empresa cumpra a sua missão, hoje e no futuro”.