Vasco Cordeiro realçou que o Plano de Investimentos e Orçamento para 2019 refletem “o compromisso, a participação, a visão abrangente e a prática democrática que resulta, não apenas do cumprimento daquilo que estabelece a lei, mas, sobretudo, daquilo que é a convicção com o que o Partido Socialista encara o desenvolvimento futuro da nossa Região”. O Presidente do PS/Açores, intervinha este Sábado, na conferência dedicada ao “Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2019 – No Caminho da Coesão e do Crescimento”.
Entre as medidas que vão ser implementadas no próximo ano merecem destaque algumas previstas no setor da Educação e Cultura, nomeadamente as intervenções em edifícios que “favorecem a ação pedagógica”, como referiu Avelino Meneses, adiantando que o Plano de 2019 disponibiliza para as intervenções cerca de 15 Milhões de Euros, o que corresponde a 85% do investimento em construções em escolas nos Açores.
O Secretário Regional referiu, entre outras, as intervenções nas Escolas de Rabo de Peixe – “cujo anúncio público para o lançamento do concurso da empreitada será feito na próxima semana” e na Escola dos Arrifes – “cujo concurso para a realização da empreitada avançará no próximo ano”.
Durante a conferência que se realizou no auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil, foi também confirmado que: “Em 2019 a principal infraestrutura de carácter cultural a ser construída nos Açores é a segunda fase do Museu Carlos Machado em Ponta Delgada, num investimento de cerca de dois milhões e duzentos mil euros”. A intervenção prevê a criação de um espaço para guarda das reservas e na criação de uma sala de exposições de curta-duração.