“Foram os governos do Partido Socialista que introduziram quer na sua orgânica, quer nas medidas e no investimento, os projetos de ciência, tecnologia e do mar da Região Autónoma dos Açores”, afirmou José Contente, esta quarta feira, no Parlamento dos Açores.
O deputado socialista interveio na interpelação ao Governo Regional sobre “Mar, Ciência e Tecnologia”, onde defendeu a política do Partido Socialista que tem sido reafirmada ao longo dos anos “incluindo na própria Moção de Orientação Global apresentada no passado fim de semana em Congresso”.
“O senhor Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia apresentou dados concretos: o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – Nonagon –, por exemplo, tem uma taxa de ocupação de 100%, tem 25 empresas, - 7 em fase de incubação - tem mais de 200 postos de trabalho. E aqueles que, de algum modo gostariam de apoucar e serem céticos em relação a estas caminhadas, foram os mesmos que quiseram minimizar os projetos do cluster espacial de Santa Maria, ao qual chamavam uma grande anedota”, acusou José Contente.
O parlamentar reforçou perante a assembleia de que é efetivamente o Partido Socialista que apresenta projetos concretos em relação à ciência e à tecnologia apesar de uma oposição que “desacredita em tudo o que é mudança”.
“Há uma política concertada e estratégica deste o início que está a fazer o seu caminho com novos desenvolvimentos. É isto que este Governo tem demonstrado nesta Legislatura e é isto que vai continuar a demonstrar, independentemente, da pouca fé da oposição ou, eventualmente, até da desinformação desta em muitos desses projetos”, concluiu José Contente.