“A audição do Presidente do Conselho Administrativo da Associação Nonagon, foi fundamental para concluir que esta empresa pública tem uma situação financeira saudável, com 53,4% de autonomia financeira”, afirmou Sónia Nicolau, esta quinta-feira, à margem da Comissão de Inquérito ao Setor Público Empresarial. “Verificou-se um aumento de receitas próprias o que diminui a dependência de transferências por parte do Governo Regional”, acrescentou.
A deputada do Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores considera que a associação detém um percurso de sucesso com “100% do espaço utilizado na incubadora e já com empresas interessadas em ocupar o novo edifício que se perspetiva”. Para além disso, “este Parque de Ciência e Tecnologia tem um papel fundamental na formação de jovens, no emprego qualificado e o de fomentar na sociedade açoriana na procura pelo conhecimento”, explicou a parlamentar.
Sónia Nicolau realçou ainda o peso que esta empresa tem, no que diz respeito à criação de postos de trabalho: “A Nonagon alberga 200 colaboradores, sendo que 65% destes são novos postos de trabalho que foram criados por empresas que se instalaram no edifício”. A deputada socialista afirmou que o facto das empresas se sediarem, por via da sua incubação, no Parque Tecnológico “é uma mais valia, porque para além do acesso às redes de comunicação, o ambiente é favorável à criatividade e há uma óbvia transferência de conhecimento o que, por si só, é muito positivo e um importante contributo para o desenvolvimento da sociedade açoriana”.