Foi aprovado um Projeto de Resolução do Grupo Parlamentar do PS/Açores, esta sexta-feira na Assembleia Legislativa, que recomenda ao Governo Regional que contabilize o tempo de serviço docente de acordo com a solução nacional, mas tendo em conta as especificidades regionais. A iniciativa pretende salvaguardar que os professores no Arquipélago terão uma carreira melhor do que a dos docentes na Região Autónoma da Madeira ou no Continente.
O Grupo Parlamentar do PS/Açores participou, com empenho e responsabilidade, nos debates sobre a carreira do pessoal docente e sua atualização, que se realizaram esta semana na Sessão Plenária. Apesar das diferenças no método e no tempo, foi possível constatar que os partidos estão de acordo na matéria de fundo, uma vez que todos consideram justas e legitimas as reivindicações dos professores.
Para o Partido Socialista, tal como foi defendido desde a primeira hora, a melhor solução para os professores dos Açores é aguardar pela solução nacional e, dadas as especificidades regionais, aplicar depois essa solução nos Açores. Durante o debate, os deputados do PS/A recordaram o que tem sido feito na Região em prol da valorização da Educação e dos Professores dos Açores, que permitiu que já tivessem sido descongelados dois anos de serviço, o que não se verificou no resto do País.