“O Partido Socialista considera muito positivo que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores se pronuncie de forma unânime, para que seja concretizada esta aspiração”, afirmou Tiago Branco, esta sexta-feira, durante o debate sobre as iniciativas relacionadas com a ampliação da pista do aeroporto da Horta.
Foi aprovada por unanimidade a proposta do PS Açores, para que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores se pronuncie por iniciativa própria, em relação “à imperiosa inclusão do Aeroporto da Horta na renegociação dos termos do Contrato de Concessão de Serviço Público Aeroportuário celebrado entre o Estado Português e a ANA Aeroportos de Portugal”.
“Às vezes parece que os deputados da oposição não querem que a ANA faça esse investimento. Querem é que o Governo Regional faça este investimento”, lamentou. Tiago Branco criticou a falta de apoio de alguns deputados da oposição: “Ainda não temos o resultado deste Projeto de Resolução e os senhores já estão a canalizar as responsabilidades para os Açorianos e para o Governo Regional e é essa postura que nós não compreendemos, numa altura em que devíamos estar aqui em unanimidade sobre esta questão”.
Ainda em relação às críticas de alguma oposição, Tiago Branco reiterou: “Ao contrário dos senhores, se há Partido que sempre defendeu o investimento na ampliação da pista do aeroporto da Horta, foi o Partido Socialista e a nossa posição com o Governo da República do PSD é a mesma – como se comprova agora -, que estamos aqui a instar o Governo da República e a ANA para fazerem esse investimento”.
O deputado socialista, eleito pelo Faial, referiu durante a intervenção em Plenário, alguns exemplos que demonstram a falta de coerência da oposição, como se verificou em 2011: “O Bloco de Esquerda apresentou, aqui nesta casa, um Projeto de Resolução para acautelar os interesses da Região Autónoma dos Açores, no processo de privatização da ANA e os senhores votaram contra”.