O deputado socialista eleito pelos Açores na Assembleia da República João Castro insta o deputado António Ventura do PSD a fazer melhor juízo e avaliações nas notas públicas que envia à comunicação social. O socialista diz não compreender como é que em Lisboa o PSD pede uma coisa e em Bruxelas outra. “Não é honesto”, diz.
Esta observação surge na sequência de uma alegada questão colocada ao Governo nacional sobre a resolução nº 93/2017, aprovada por unanimidade na Assembleia da República. “A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que insista junto da União Europeia por forma a adequar o POSEI às necessidades das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, no sentido de reforçar a sua aplicação, abrangência e dotação financeira”, lê-se na referida questão.
“Ao questionar o Governo sobre o cumprimento de uma resolução, aprovada por unanimidade, solicitando a definição de uma estratégia, pressupõe-se que essa estratégia não exista ou não esteja a ser cumprida. Tal não corresponde à verdade”, insurge-se João Castro.
A situação é tanto ou mais caricata, segundo o deputado socialista, tendo em conta a falta de sintonia social-democrata nesta matéria. “Importa relembrar que a deputada europeia Sofia Ribeiro, também do PSD, torna pública (Diário dos Açores de 24 de janeiro de 2018) a proposta apresentada no Parlamento Europeu a defender a necessidade de se manter, no quadro pós 2020, pelo menos o mesmo envelope para o POSEI – Agricultura”, reaviva.
“Sugere-se uma melhor coordenação dentro do PSD/Açores sobre este assunto no sentido de assegurar um melhor juízo na coordenação deste dossier e, sobretudo, uma melhor defesa da Agricultura nos Açores”, defende. “Os açorianos merecem”, remata.