“Garantir a estabilidade social e económica das famílias atingidas pelo anunciado despedimento coletivo da COFACO sempre foi, e continuará a ser, a nossa prioridade”, adiantou Miguel Costa, deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, no balanço final das iniciativas promovidas nos últimos dias, com diversas instituições. “Foi importante perceber que as diversas entidades concentraram todos os seus esforços no assunto COFACO, estando disponíveis para serem parceiros efetivos, neste momento que se espera de transição, até à conclusão da obra da nova unidade fabril”.
Os deputados socialistas eleitos pela ilha do Pico reuniram e contataram com diversas entidades e parceiros sociais, nomeadamente, com os trabalhadores da COFACO, com membros do Governo dos Açores, com a Câmara Municipal da Madalena, com os responsáveis da ACIP (Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico), com a Santa Casa da Misericórdia da Madalena e com a Escola Profissional do Pico.
“Neste nosso último encontro, com a Escola Profissional do Pico verificámos que, em estreita colaboração com o Governo dos Açores, foram criadas condições para garantir a formação profissional dos trabalhadores da COFACO, o que consideramos muito importante nesta fase, revelando-se uma oportunidade para os trabalhadores aumentarem as suas qualificações e competências”, sublinhou Miguel Costa.
“Todos estes contatos, associados quer à nossa iniciativa na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que foi aprovada por unanimidade, quer ao conjunto de audições requeridas pelo PS e que se revelaram fundamentais para um melhor esclarecimento da situação, foram muito úteis”. No entanto, como fez questão de realçar o deputado Miguel Costa, “mesmo assim o PS/Açores continuará atento e solidário com todos os trabalhadores, e as suas famílias, e continuará a pugnar pela sua estabilidade social e económica, que por consequência é a estabilidade económica e social da ilha do Pico”.