A secção do Partido Socialista de Ponta Delgada manifesta-se surpreendida, mas pouco, com o anúncio de José Manuel Bolieiro de que a Câmara de Ponta Delgada “vai preparar a implementação de um regulamento próprio de reconhecimento e proteção do comércio tradicional do centro histórico da cidade”, decisão que surge depois de vários alertas e iniciativas apresentadas pelo PS ao longo dos últimos anos.
A título de exemplo recordamos que o PS apresentou, há 8 anos, o programa “Recuperar Ponta Delgada”, um programa que continha três eixos de intervenção e 25 medidas, o qual, em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, significava um contributo político, de grande alcance, para apoiar e revitalizar o Comércio Tradicional na maior cidade dos Açores.
Na altura, o documento foi aceite como um contributo a “ser considerado em futuras intervenções”, situação que se mantém até hoje, mas que acaba por ganhar relevo, tendo em conta que, finalmente, o executivo camarário reconhece que é preciso definir “medidas que visem proteger e salvaguardar” o Comércio Tradicional local.
Em janeiro de 2018 (há duas semanas), o PS apresentou, na Câmara Municipal de Ponta Delgada, uma proposta para a promoção, valorização e qualificação da oferta turística do concelho. Nesse âmbito foi proposto que fosse desencadeado um conjunto de intervenções que ajudassem a reforçar as sinergias entre várias atividades e a envolvência dos sectores tradicionais, assim como a atratividade do concelho, estando englobada, nas suas 15 medidas, uma diretamente relacionada com o comércio tradicional: “Revitalizar o Comércio Tradicional na cidade de Ponta Delgada e apostar no Turismo de Compras, tendo por base turistas e cruzeiristas”.
Todas estas propostas foram, mais uma vez, chumbadas pela maioria do PSD na autarquia de Ponta Delgada.
Mas, para o PS, a importância de ter um concelho socialmente coeso, mais seguro e que privilegie a ordenação e arrumação do espaço público, a preservação ambiental e qualidade de vida dos residentes e de quem nos visita continuará a ser sempre uma prioridade.
O PS tem histórico de propostas nesta, como noutras áreas, e congratula-se por, finalmente, ver que o Presidente da maior autarquia dos Açores reconhecer o mérito das nossas propostas.
Cá estaremos, ao lado dos cidadãos de Ponta Delgada, para com as nossas iniciativas políticas sermos capazes de contribuir positivamente para a melhoria da realidade socioeconómica em Ponta Delgada, debatendo, todavia, ideais, promovendo consensos e apresentando contributos válidos, mesmo que eles tenham quase uma década. Não desistimos. Por Ponta Delgada.