Os deputados do PS Açores eleitos pela ilha do Pico lamentam o despedimento coletivo que irá acontecer na fábrica da COFACO, localizada na Vila da Madalena e já pediram uma reunião de urgência com o Sindicato de Alimentação, Bebidas e Similares, Comércio, Escritórios e Serviços dos Açores.
“É uma situação muito complicada. São muitos postos de trabalho, são muitas famílias que dependem daquela unidade fabril que é histórica na Vila da Madalena, na ilha do Pico e nos Açores e que tem uma importância vital para a economia desta ilha”, sublinhou o deputado Miguel Costa.
O encontro está agendado para esta quarta-feira, dia 10 de janeiro, às 15 horas na delegação da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores na Ilha do Pico. Os deputados Miguel Costa e Mário Tomé realçam “o facto da Câmara Municipal da Madalena e o Governo Regional terem feito tudo - e continuarem a fazer -, o que está ao seu alcance para manter estes postos de trabalho e a fábrica a laborar na ilha do Pico”.
Os deputados defendem que é preciso unir esforços entre todas as entidades para salvaguardar que os direitos dos trabalhadores são respeitados e para garantir que a empresa concretiza a intenção anunciada de construir uma nova fábrica na ilha do Pico e que poderá integrar funcionários agora despedidos.
“Julgo também que não deverá ser este o motivo de aproveitamento político inconsequente. Nesta fase, devemos sim unir esforços na tentativa de continuar à procura das melhores soluções e para garantir que esta fábrica seja uma realidade, que a retoma destes postos de trabalho sejam também uma realidade, a bem da economia da ilha, a bem daquelas famílias que bem necessitam do seu emprego”, concluiu Miguel Costa.