Os deputados da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores ouviram, esta quarta-feira de manhã, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas no âmbito de duas petições que estão a ser analisadas, nomeadamente sobre questões de operacionalidade no aeroporto do Pico e de acessibilidades no Faial. “São reivindicações das populações de cada uma das ilhas, que são justas e que temos que atender”, afirmou José Ávila. O deputado do PS Açores, que falava aos jornalistas após as audições, realçou ainda que o Grupo Parlamentar acompanha “o esforço que o Governo está a fazer, no sentido de criar melhores condições de segurança em qualquer um dos aeroportos”, nomeadamente através de investimentos que para as duas infraestruturas, que também vão garantir melhorias nas operações aéreas realizadas.
“Estão a ser dados passos importantes para garantir melhores condições de operacionalidade no aeroporto da Ilha do Pico”, afirmou Mário Tomé. O deputado do Grupo Parlamentar do PS Açores começou por elogiar a iniciativa dos peticionários e a qualidade, e seriedade, do trabalho desenvolvido pelos mesmos na apresentação dos seus argumentos.
“Se queremos fazer uma análise séria, não podemos desvalorizar todos os investimentos que já foram feitos, os que já estão em curso e os que estão previstos para o aeroporto do Pico”, fez questão de esclarecer o deputado Mário Tomé, referindo em especial a intervenção designada por ‘grooving’. “Foi aqui deixada a garantia de que a empreitada do grooving vai arrancar já em fevereiro e que, passados 90 dias o aeroporto do Pico terá melhores condições para as operações aéreas em situações atmosféricas mais complexas”, salientou o deputado socialista. “Obviamente que nós compreendemos que se defendam sempre mais intervenções, como por exemplo o aumento da pista, mas isso não nos deve impedir de valorizar o que está a ser feito”.
No caso da segunda petição a ser analisada, Tiago Branco valoriza o facto do processo do RISE já estar num estado avançado, “que se traduzirá numa efetiva melhoria da operação e na redução dos cancelamentos devido a condições atmosféricas”. Para o deputado do PS Açores é importante que haja, em 2018, um ajuste da oferta à procura, ao nível do transporte aéreo para que “não se voltem a sentir as dificuldades que existiram este ano”
“O Partido Socialista considera a ampliação do aeroporto da Horta estratégica. A falta de vontade política em relação a este investimento existiu quando este não foi incluído no caderno de encargos de privatização da ANA. Mesmo assim, o Governo Regional continua a lutar pelo mesmo, como aconteceu recentemente, de acordo com as declarações da secretária regional, em parecer remetido à ANA onde o executivo volta a defender uma intervenção nesta infraestrutura”, afirmou ainda o deputado socialista.