A importância dos setores do turismo e da energia foi, esta quarta, valorizada pela voz do deputado Miguel Costa, do Grupo Parlamentar do PS/Açores, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Para o parlamentar, ambas as áreas têm grande expressão no Plano e Orçamento para 2018, em debate na cidade da Horta, não só pelas suas potencialidades como também pelas medidas concretas previstas.
“O turismo é um setor com um extraordinário potencial de desenvolvimento económico na Região, gerando emprego e riqueza”, disse o deputado, alertando, no entanto, que esta nova circunstância “veio criar novos desafios e novas ambições para manter o destino de natureza de eleição que somos”.
Para Miguel Costa, é assim fundamental “garantir a requalificação dos principais locais de interesse turístico, com o objetivo de evitar a sobrecarga de utilização e manter a sua preservação” e apostar fortemente na “formação dos recursos humanos”.
O deputado socialista salientou ainda projetos que são estruturantes ao nível da eficiência energética e da mobilidade elétrica. “Destacaria a criação de uma rede pública de postos de carregamento em todos os concelhos, associada aos incentivos à aquisição de veículos elétricos e ações de sensibilização. Estas são medidas decisivas para uma Região que tem um enorme potencial para se afirmar como exemplo na mobilidade elétrica, sendo mais um motor para consolidar a sustentabilidade ambiental e por correspondência do nosso destino turístico”, afirmou.