Sónia Nicolau apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
25 anos do Festival de Folclore Internacional da Relva
“Folclore é a cultura do Povo, folclore dos Açores é a cultura popular desta região. É então o folclore as nossas raízes, que nos orgulhamos de representar”. Esta antecâmara frásica presente no espaço digital do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva denota bem a abertura e a pertinência de transmitir à sociedade, valorizando a informação digital, o que se vive na “sociedade do folclore”.
Esta “sociedade do folclore” representa-nos pela cultura popular que nos distingue e valoriza, abrangendo um património imaterial coletivo esparso pelas nossas ilhas.
O Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva valorizou a posição da freguesia da Relva assim como os seus costumes, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.
O folclore da Relva incorpora nas suas atuações a valorização e utilidade da Fajã da Rocha da Relva, recordando a alusão no livro Saudade da Terra, de Gaspar Frutuoso “Relva, a terra da boa erva”, que consubstancia bem a actividade agro-pastoril existente e que deu o mote ao traje camponês do grupo.
São estas características que motivaram desde 1993 o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, aquando da sua primeira edição, a organizar o Festival de Folclore Internacional da Relva. Iniciando-se um ciclo de 25 anos a partir do dia 31 de julho de 1993.
O primeiro sábado do mês de agosto de cada ano na freguesia da Relva é marcado pelo Festival de Folclore Internacional da Relva, em que participam grupos de folclore regionais, nacionais e internacionais. Os bailes e balhados são uma demonstração de alegria popular.
São vinte e cincos anos marcados por ciclos de representações culturais, de hábitos e costumes do nosso povo, mas também de outros, nomeadamente aquele que permite o intercâmbio de conhecimento e de exportação de vivências e marcas açorianas.
São vinte e cinco anos de empenho e dedicação que atravessam gerações que se implicam na permanência cultural das tradições.
Assim, e ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores emita um voto de congratulação ao Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, pela realização dos 25 anos do Festival de Folclore Internacional da Relva
Do presente voto deverá ser dado conhecimento ao Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.
Horta, 7 de setembro de 2017