Militantes açorianos deram maioria a José Sócrates

PS Açores - 27 de setembro, 2004
Nas eleições para o cargo de secretário geral do Partido Socialista, que decorreram no passado fim-de-semana, o engenheiro José Sócrates foi o candidato mais votado, arrecadando 750 votos (82,8%) nas 43 secções espalhadas por todo o arquipélago.

Manuel Alegre recolheu as preferências de 13,2% (120 votos) dos militantes açorianos, enquanto que o candidato João Soares arrecadou 32 votos (3,5% dos votantes).

Dos 2.994 militantes açorianos do Partido Socialista que estavam em condições de escolher o secretário geral, 906 exerceram o seu direito de voto.

O Presidente do PS/Açores, Carlos César, votou pelas 19h00, na secção de Ponta Delgada. Na altura, o líder socialista açoriano manifestou a sua confiança na eleição do Eng. José Sócrates para secretário-geral do Partido e expressou o desejo de que este “corporize este Partido Socialista moderno e avançado que eu desejo que também no Continente exista.”

Para além da importância da escolha do novo secretário-geral dos socialistas, Carlos César considerou este acto esta eleição “uma das eleições resultantes de um dos debates mais profundos e mais interessantes que o Partido Socialista viveu na sua história mais recente.”

O líder do PS/Açores disse ainda que “o próprio Partido Socialista deve mudar, porque a sociedade mudou” e que o PS, mantendo-se fiel à sua matriz ideológica, deve adaptar-se aos novos tempos. “Com as mesmas convicções e as mesmas referências, os instrumentos e os métodos para realizar a justiça social e o progresso são diferentes, naturalmente”, disse César aos órgãos de comunicação social presentes.