Opinião

O aniversário do PS

O Partido Socialista celebra hoje 51 anos de atividade. O PS é uma grande instituição da democracia portuguesa. Nos Açores, a sua história confunde-se com o percurso da nossa Autonomia.
O PS foi fundado a 19 de Abril de 1973 na cidade alemã de Bad Munstereifel, perto de Bona, sob a liderança de Mário Soares. O PS posicionou-se como um partido de esquerda, inserido nas correntes ideológicas europeias sociais-democratas e trabalhistas.
Após o 25 de Abril de 1974, rapidamente surgiram estruturas do PS nos três distritos dos Açores. Em Ponta Delgada, em maio de 74, é fundada uma secção do Partido. A 1 de agosto em Angra do Heroísmo e a 11 de setembro no distrito da Horta.
Em dezembro de 1974 os socialistas açorianos participaram, em Lisboa, no primeiro Congresso Nacional do PS na legalidade. No programa político aprovado foi assumido que os arquipélagos dos Açores e da Madeira seriam dotados de “autonomia política e administrativa” e que “constituirão duas regiões autónomas”. O PS é um partido autonomista desde a primeira hora.
Os primórdios da atividade do Partido Socialista nos Açores foram tempos muito difíceis, hoje esquecidos. Porém, o PS nunca se intimidou e forjou a sua identidade comprometida com a defesa da Liberdade, da Democracia e da Autonomia. Um partido que acredita no progresso; que subordina a economia à política; que acredita no Estado como um instrumento de promoção de justiça, de equidade e de oportunidades; que nunca esquece os que vivem do rendimento do seu trabalho e os pensionistas; que acredita nas causas da juventude; que abraçou a integração europeia; e que concebe a Política como uma atividade nobre ao serviço dos outros e do bem comum.
Atualmente o PS enfrenta grandes desafios, em Lisboa e nas duas Regiões Autónomas. Porém, olhando retrospetivamente, todos os que fizeram o PS ao longo de mais de cinco décadas podem orgulhar-se do seu contributo para o progresso dos Açores. Não foi um percurso isento de erros mas hoje podemos afirmar que o balanço global é, simultaneamente, grandioso e inspirador.