Opinião

A perder todos os dias

Esta semana, no parlamento regional, estiveram em debate áreas de especial importância para o nosso dia a dia. Em destaque, as áreas da saúde e da educação.

A incursão parlamentar pelos diferentes temas evidenciou o denominador comum: os açorianos estão a perder todos os dias!

Na Saúde, a degradação dos cuidados, assim como da situação financeira do Sistema Regional de Saúde, agravou-se, de forma muito significativa, basta olhar para o aumento do passivo dos três hospitais da Região. Sempre que são canceladas cirurgias, sempre que são registados atrasos na marcação de consultas e de exames complementares de diagnóstico, sempre que faltam recursos, estamos perante falhas na prestação de um serviço essencial. No mínimo, preocupante. Quem perde? Os açorianos que sentem na pele o resultado do estado febril do Sistema Regional de Saúde. Este é um cenário que não nos deixa tranquilos, assim como coloca em causa aquilo que para o PS/Açores é inquestionável: assegurar um Serviço Regional de Saúde sempre público e tendencialmente gratuito para todos aqueles que dele necessitem.

Na Educação, o atual Governo implementa políticas sem avaliar e acautelar o impacto das mesmas. Resultado? Temos muitas das escolas na Região a funcionar com recursos mínimos, sacrificando a qualidade da aprendizagem. Funcionam, em muitos casos, à custa de quem no dia a dia trabalha nas nossas escolas, que tudo faz para as manter em funcionamento. Mas, também é certo que milagres não são possíveis, e por muito que façam, situações persistem, após mais de um mês de aulas. Por falta de condições existem aulas que não são ministradas, portões de escolas que são encerrados. Quem perde? Os açorianos, alunos, pais, encarregados de educação e comunidade educativa, que veem as suas rotinas alteradas e, mais grave, a aprendizagem das nossas crianças e jovens comprometida.

Este é um Governo de muitos anúncios, de muitos estudos, mas com fraca concretização. E, assim, perdemos todos os dias, em várias frentes.

 

 (Crónica escrita para a rádio)