Opinião

Os ininteligíveis mind games do senhor mastermind...

"A arte da liderança é igual a desenhar, todo o mundo quer, mas nem todo o mundo sabe. "
Alcino Neto

Só descortino uma maneira de um líder conseguir reunir provas de que é mesmo ele o verdadeiro e não outro. Digamos que é aquela que, habitualmente, se usa em casos que tais, ou seja, em casos em que, o próprio, sentirá que será preciso mesmo comprová-lo: demonstrar que não faz aquilo que os outros dizem que será obviamente necessário fazer, mas apenas e tão só o seu contrário ou, na melhor das hipóteses, avança sim para aquilo que os outros sugeriram, demonstrando, porém, que apenas o fará quando lhe der na sua exclusiva real gana. Assim procede o líder que padece da necessidade de se afirmar, ou dito de outra forma, aquele que, naturalmente, o não é. Posto isto, diria então que, a melhor forma de o levar a fazer o que se deseja que ele faça, é indicar-lhe, de modo muito confiante, perentoriamente, mesmo, o caminho por onde não queremos ir, sendo, no fundo, exatamente aquele pelo qual mais desejamos seguir. Garantidamente por lá iremos.
Ora, e eis que o Governo Regional não se remodela. Pelo menos, quando já praticamente todos expressaram a convicção de que a sua remodelação seria incontornável. E porquê? - também já todos questionaram. Pois, não vislumbro nenhuma outra melhor explicação que não seja exatamente esta, a da sua própria e clara afirmação. É porque muito mais incomodativo para o presidente do que a óbvia incompetência de alguns elementos da sua equipa e de seus diários disparates, será o facto de, em surdina, se ir dizendo, ou pior, se ir sentindo, de que quem manda no governo não é mesmo quem está no seu topo, mas sim quem o aguenta por lá para a si mesmo se governar.
Não. Ninguém mais aqui diz quem sai ou até mesmo quem entra, e muito menos em tempo real, qual reality show. Ninguém. Não em debates parlamentares, não em redes sociais, não em reuniões televisionadas, nem, tão pouco, em e-mails mais ou menos mal amanhadinhos, sigilosos que supostamente eles seriam. É que nem pensar. Aqui o presidente é um só, comprovado pela sua firmeza, por assim dizer, o verdadeiro estadista da minoria absoluta. Qual Ronaldo, qual quê, afirmando que só ele manda em que dia quer jogar ou em que dia quer parar definitivamente de o fazer. Líder é líder, ó povo açoriano, e mai'nada!