Opinião

Inverno

Acaba de sair a tradução portuguesa de “Racionalidade”, de Steven Pinker. O intelectual canadiano, autor de “O Iluminismo agora”, volta ao tema da racionalidade como ferramenta indispensável da ciência, das nossas vidas e da esfera pública, e motor da justiça social e do progresso moral. E interroga-se: como pode a espécie que descobriu a vacina para a COVID-19 em menos de um ano ser a mesma que produz tantas fake news, curas de charlatões e teorias da conspiração?
Por falar em COVID-19, e apesar de Portugal ser o país com maior percentagem de vacinados, o que se tem refletido no número de casos, e sobretudo de internamentos, a verdade é que, com o aproximar do Inverno, alguns países da Europa têm vindo a verificar aumentos preocupantes de infetados.
Os números no nosso país também têm vindo a subir, lembrando que, apesar da vacina, a notícia da morte da pandemia talvez tenha sido exagerada… É ainda tempo de, com verdade e transparência, não desmobilizar nas diversas formas de impedir a propagação do vírus, e não banalizar os factos, como as duas mortes ocorridas recentemente entre nós.