Opinião

O que (não) se passa com o Terceira Tech Island é preocupante!!!

O projeto Terceira Tech Island foi criado no âmbito de uma estratégia de mitigação do downsizing das forças norte-americanas na Base das Lajes tendo como três pilares: a (re) qualificação de recursos humanos para novas tecnologias, através de entidades certificadas e reconhecidas no mercado; a captação de empresas tecnológicas com potencial exportador e que promovessem a criação de emprego qualificado; a valorização da Ilha Terceira como um HUB Tecnológico e digital.
Fruto do trabalho desenvolvido e das parcerias conseguidas, o projeto Terceira Tech Island proporcionou a instalação de 20 empresas no centro da Praia da Vitória e a criação de cerca de 200 postos de trabalho diretos na área do desenvolvimento de software.
Este projecto constitui-se, assim, como uma mais-valia significativa para a criação de emprego qualificado e para o crescimento económico e social local e tem ainda grande potencial de crescimento e de consolidação, continuando o caminho de promoção de emprego, criação de novas oportunidades e afirmação da Praia da Vitória e da Ilha Terceira como um pólo tecnológico e digital, com todas as mais valias económicas e sociais que daí podem advir.
Infelizmente, o actual Governo Regional parece não ter esta visão sobre este projecto.
Foi extinta a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores que tinha como incumbência acompanhar e dinamizar o projecto, há um ano que não surgem empresas novas, já há empresas a abandonar o projecto e outras que, manifestando interesse de entrar, desistiram por inércia do actual Governo.
Agrava isto o facto de na proposta de Plano de Investimentos para 2022 ter sido extinta a Acção Formação Tecnológica onde estava enquadrado o investimento para este projecto.
Tantas e tantas vezes ouvimos discursos sobre a importância de apostar em produtos diferenciados e de valor acrescentado nos Açores, que permitam afirmar-nos no contexto mundial.
O Terceira Tech Island é a prova concreta de que isso é possível.
E este projecto tem ainda um imenso potencial, não só pelo que representa directamente em termos de instalação de empresas e de criação de postos de trabalho em áreas emergentes e fundamentais no contexto mundial, mas pelo facto de poder ser o epicentro de um Hub digital e tecnológico sedeado na Praia da Vitória, abrindo portas para novas dinâmicas de futuro como é o Nomadismo Digital ou o reforço da aposta em bens transacionáveis desmaterializados que nos permitem produzir e vender para todo o mundo a partir da Ilha Terceira.
Por razões que não conseguimos perceber, o actual Governo Regional não está empenhado em potenciar o Terceira Tech Island.
Este cenário é preocupante e pode constituir um erro estratégico que nos vai custar muito no futuro. 
O caminho não pode ser este...