Opinião

Respeito!

O Palácio de Sant´Ana está transformado numa extensão da sede do PSD/Açores.
Já por duas vezes, o Presidente do Governo recebeu o líder nacional do CHEGA e, ainda na semana que hoje termina, por convite do mesmo Presidente, foi a vez do deputado Carlos Furtado ir até lá para dizer que mantinha o seu apoio à coligação, apesar de já não fazer parte do partido que o elegeu para o Parlamento dos Açores e ser agora, dizem, deputado independente.
Poderá o cidadão mais distraído considerar que isto é apenas uma minudência, mas não é. Uma coisa é quando os dirigentes dos partidos políticos são recebidos pelo Presidente do Governo para apresentar cumprimentos, por exemplo, ou para dar os seus contributos a documentos importantes para a governação dos Açores, como sejam o Plano e Orçamento da Região. Outra coisa, perfeitamente oposta, é o que se tem passado, nas barbas de todos os açorianos, na sede da Presidência do Governo da Região Autónoma dos Açores.
Se fosse noutro tempo, não muito distante, já havia gritos de indignação e ameaças de greve de fome, mas como é agora, e serve os intuitos de alguns, está tudo bem, e até podem vir (também) uns enviados especiais de Lisboa, dar conselhos a Sant´Ana…
Aguardemos por dias melhores.
Daqui a dois meses são as eleições autárquicas; que esse ato eleitoral de extrema importância possa ser muito participado e vivido por todos, com Respeito pelo Povo dos Açores. É sempre o Respeito (ou a falta dele) que nos deve preocupar. E ele há tantas maneiras de demonstrá-lo, de facto, e o seu contrário, tal como se tem visto…Cá estarei atenta a isso. Também.
Para já, vou de férias. Regresso em setembro. Até lá: saúde e água salgada.