Opinião

Os dias do governo

Avaliar os primeiros 100 dias em funções de um governo resultante da coligação de três partidos, que, enquanto oposição tinham propostas e estilos de atuação diferentes, aos quais se associou o apoio de mais dois partidos, mediante acordos de incidência parlamentar, mas que por sua vez têm pouco em comum com os primeiros e mesmo nada de semelhante entre si, convenhamos que não é um exercício fácil, porque governar nestas condições deve ser no mínimo penoso, e mais se torna, quando julgo que têm a noção clara que não o estão a conseguir, conforme pleno proveito para quem os mandatou.
Sendo ainda verdade que em termos objetivos estamos a falar de um prazo muito curto para encontrarmos grandes marcas da governação, até porque a maior parte do tempo foi gasto a encontrar consensos, determinantes para os signatários, por isso, não deixa de ser uma verdade maior, a notória falta de disponibilidade para a resolução dos problemas dos açorianos, para quem só tem sobrado indefinições, adiamentos e, no melhor dos casos, a continuidade do que antes vigorava.
Esperar que este governo dissesse logo ao que vinha através da tomada de medidas emblemáticas de mudança, de ruturas, de delineamento de estratégias futuras, seria esperar de mais, porque sabemos que a legitimidade democrática que o concebeu e o oportunismo político que a todos juntou, não anula os receios de refrega fratricida.
Vivemos tempos de pandemia, com efeitos impactantes na vida das pessoas a diversos níveis, mas, se juntarmos a tudo isso uma cadência governativa marcada pela gravítica resultante do tamanho do governo, e pelos amanhos que é preciso conseguir antes de se decidir o que quer seja, dá para perceber que vamos ter de futuro uma governação cujo movimento ficará muitas vezes mais perto de um movimento uniformemente parado, do que de um acelerado, podendo ficar assim os muitos problemas com que os açorianos se debatem em fila de espera.
Também é certo que este governo tem apenas como linha de rumo uma confluência de vontades e de interesses e um Programa aprovado, uma vez que está em preparação o seu primeiro Plano e Orçamento, e que ainda faltam os acertos orgânicos dentro dos diversos departamentos e a adaptação sempre necessária dos titulares nomeados ao exercício das suas funções, mas, também já parece certo que não é com a constante tensão parlamentar em que vive, que vamos dar grandes passos em frente na busca de mais desenvolvimento para a nossa Região. O governo e os partidos que o apoiam andam apreensivos com a apresentação de diplomas na ALR, porque receiam o bloqueio institucional que dali pode advir, qual fórum, onde precisamente todos apostavam que pelo diálogo e entendimento a democracia ganhava e o governo agilizava processos de decisão.
Por outro lado, o Presidente do Governo, sabe que a melhor solução para o executivo a que preside será a de empurrar para o Parlamento todos os ruídos internos da coligação, chamando depois a si a responsabilidade de procurar consensos nos limites de cada desentendimento, guardando desta forma o capital do sucesso dessas ações, para um dia carrear todo o crédito granjeado para promover uma candidatura sem opção por coligações, como aquela que agora tem de aturar.
Como não teremos um governo a fazer a sua gestão a partir da ALR, com receio do turbilhão que ali será gerado face a qualquer produção legislativa mais complexa, o executivo, pela mão do maior partido que o suporta, limitar-se-á a procurar aprovação para os documentos essenciais à sua ação, porque não vai ter paciência para pequenas litigâncias e chantagens intestinas da coligação.
Com 100 dias de governação, eu diria mesmo, que os parceiros de coligação, e em particular os dois que só sustentam o governo no Parlamento, já estão a arder em lume brando! É que de imediato o partido da natureza está a colocar-se a jeito para substituir um deles, e de forma menos exigente! Qual é a parte que cada um ainda não percebeu?