Opinião

Arranca o Atlantic Center

Descontaminação - na audição do Ministério da Defesa questionei o ponto de situação do concurso para a remoção das terras contaminadas no Cabrito, e segundo o Secretário de Estado já estão em condições de acelerar o processo junto do Tribunal de Contas para que possa ter o visto e se possa iniciar a obra, depois de resolvida em Tribunal a questão da providência cautelar. Além deste processo, o Ministério da Defesa avançou com a operação de extração de 10.000 litros de água do furo 3001, tendo em conta a identificação de contaminação neste local, aliás como refere o último relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Mas, infelizmente os problemas de contaminação não se ficam por aqui e na audição manifestei a minha profunda consternação pelo facto de, no ano passado, não ter havido qualquer intervenção por parte dos norte-americanos. E, por isso, reivindiquei 3 pontos cruciais: os EUA não podem adiar, mais um ano, as intervenções na ilha Terceira; têm de ser efetivamente realizadas reuniões mensais de peritos entre os dois países, para que resolvam as questões pendentes; e têm de ser retomadas urgentemente a monitorização e reabilitação dos sites.

Atlantic Center - um dos projetos apresentados para rentabilização das Infraestruturas abandonadas pelos EUA, na Base das Lajes, foi a criação do Atlantic Center, um Centro para a Defesa do Atlântico, tendo como uma das áreas de ação o desenvolvimento de formações referentes à segurança marítima. A pandemia atrasou o arranque, mas na audição do Ministro da Defesa ficámos a saber que está confirmado de 11 a 14 de maio, o 1º curso que contará com 30 participantes e formadores de todo o Atlântico. Outro dos projetos em desenvolvimento nos Açores, com cariz internacional e que terá um papel  relevante ao nível do espaço, é o centro de operações Space Surveillance and Tracking, na Terceira, que conta com um telescópio em Santa Maria, questionei o Ministro Gomes Cravinho sobre o mesmo, tendo ele confirmado que o telescópio já está a funcionar e que quanto ao centro está a trabalhar em colaboração com os Açores para que a breve prazo possa estar operacional, decorrendo o recrutamento de pessoal especializado e altamente qualificado.

TAP - a TAP tem tido um papel muito relevante nas ligações dos Açores ao continente e segundo os dados que constam do Plano de Reestruturação, assegura 62% das ligações entre os Açores e a Europa, o que reforça o papel que a TAP tem tido para o crescimento do turismo na região. Ora, sabemos bem da importância de termos uma companhia regional forte que assegure as ligações inter-ilhas e ao exterior, companhias low cost que atraiam outros fluxos, charters que reforcem mercados estratégicos, mas também não podemos ignorar a importância que a TAP tem tido e pode ter para os Açores. É por isso, que defendo que a TAP deve ter uma aposta cada vez mais robusta nas rotas para a região, uma aposta que signifique uma maior oferta, mas com horários que não se sobrepõem nem encavalitam nos horários das outras companhias, com preços justos e que permitam uma concorrência saudável, que reforce a coesão territorial e contribua para o crescimento de novos fluxos. Acima de tudo, continuo a acreditar que uma parceria entre a TAP e a Azores Airlines é o que melhor serve os interesses dos açorianos, dos Açores e de Portugal e foi isso que voltei a defender na audição do Presidente da Comissão Executiva da TAP, Dr. Ramiro Sequeira.

Ex-trabalhadores da COFACO - voltámos a pressionar o Governo para concretizar os apoios devidos aos ex-trabalhadores da COFACO, numa pergunta enviada à Ministra Ana Mendes Godinho reforçámos, uma vez mais, a situação difícil que estas pessoas enfrentam e a urgência na concretização destes apoios.

Renovação do Estado de Emergência - chegámos ao 12º Estado de emergência, a pressão sobre toda a sociedade, a economia, a saúde em geral, mas também em particular a saúde mental é avassaladora. Continuamos a resistir na esperança de que melhores dias estejam para breve.
Já sabe proteja-se e proteja os seus! Haja saúde!