Opinião

A vichyssoise açoriana

Em tipografia “as letras grossas inclinadas à direita” designam-se de bastardas. Neste sentido, a indigitação do PSD à presidência foi bastarda. As tautologias agora cingem-se à dita habilidade negocial. Primeiro, caiu o mito da humildade. Há uma farsa no uso do vocativo humildade. Ninguém o é quando o afirma a cada momentona primeira pessoa do singular: Humildade? Todo o folhetim da indigitação revelou o contrário.

Foi sectário e partidário o alegado guião de Marcelo que enviou um emissário de Lisboa à Terceira para guiar toda a comunicação dos ventríloquos. Ironia das ironias é ver o PPD e alguns escritos a defender o RepRep! Uma vichyssoise açoriana. A dita humildade é um “concubinato” PSD/Chega anti autonomista, anticonstitucional, xenófobo e racista, nas palavras e documentos. Habilidade negocial? Na história da autonomia, este ato político será prejudicial para os Açores e para o País. O PSD abriu a porta à extrema direita e será consumido por ela. Só lideranças fracas e sequiosas de poder se prestariam a esta voragem autonómica. No reino do saco de gatos o primeiro a caracterizar o líder do PSD foi o parceiro do PPM: “…exerce funções políticas remuneradas desde 1989 […] Esconde-se sempre atrás de sofismas, de anagramas, de mensageiros encapuzados e de uma atitude dissimuladamente cavalheiresca […] O seu discurso vazio e redondo não aguenta o contraditório […] . É notoriamente incapaz de introduzir qualquer transformação ou reforma nas coisas que gere. […]. Nos debates da campanha, o parceiro PPM reiterou que o líder do PSD “não tinha perfil para o cargo da presidência” (sic).

Focado no golpe o PSD capitulou algemado ao Chega. Infetou a democracia. Agora, já não há pressa para haver Governo. Afinal a dita habilidade negocial foi mais um logro desta caranguejola que anda para trás. Ou sentem-se impreparados para assumir esta fase difícil da pandemia nos Açores? Ou as negas aos convites são grandes enquanto internamente a voracidade por cargos já se iniciou? A pressa foi na bastardia do assalto. Estamos perante um baile furado da Povoação, e no funil todos mandam sob o comando do CDS…O que é mal ganho é mal gasto…A impreparação e a pressa nos golpes dão vichyssoises sem qualidade.