Opinião

Cinco (boas) razões para votares no domingo

  1. Vota. É um Direito.

Houve pessoas que morreram a defender o direito ao voto, por isso não o tomes por garantido. Votar é mais do que eleger um(a) candidato(a) a deputado(a), é a escolha das políticas e pessoas que tomam decisões que vão ditar o rumo da nossa Ilha e Região. Quando votas estás a tomar uma posição em concreto sobre ideias para a economia, o sistema de saúde regional, educação, infraestruturas, emprego, solidariedade social, ambiente, entre outros.

 

  1. Se não votares, alguém votará.

Votar leva-te uns minutos, mas se não votares, não te podes queixar. Queres que alguém decida por ti as leis para a tua família e região? Vota e toma a decisão correta antes que alguém o faça por ti.

 

  1. Vota pela Educação dos nossos filhos.

Os deputados e o Governo tomam decisões que traçam o rumo e a qualidade das Escolas Públicas. Vota para colocares as tuas crianças e netos em boas mãos.

 

  1. Vota pela tua Saúde.

O teu voto concede aos deputados e ao Governo o direito de agir em conformidade com as ideias que apresentaram, assim como aprovar ou rejeitar leis que podem determinar o sistema regional de saúde. Vota e elege as pessoas em quem acreditas. Faz isso pelos que amas, para que estes possam ter acesso a um sistema regional de saúde que representa a tua ideia.

 

  1. Vota pelas melhores ideias para o teu futuro.

Os partidos quando se apresentam a eleições têm candidatos e as suas ideias. Lê, analisa e conclui pelas ideias que mais te identificas. Procura-as se ainda não as viste. Atualmente não há desculpa. A informação está à distância de um click. Culmina esse processo quando votas.

No domingo quando votares é, também, fundamental a consciência de que agora, e nos próximos anos, estamos perante uma pandemia. Na saúde e na economia, mas o que mais interessa é proteger a vida das pessoas, dotando os nossos hospitais e centros de saúde com mais capacidade, gerar emprego adaptado à nova realidade e diminuir as desigualdades. Por isso, precisamos de um Governo competente e experiente porque “no meio de uma tempestade a pior coisa que pode acontecer é ter várias pessoas a querer agarrar no leme”.

Luís Vieira Leal

Coordenador do Manifesto do Partido Socialista da Ilha Terceira