Opinião

Voto PS!

No próximo dia 25 de outubro votarei, convicta e orgulhosamente, no PS. Permitam-me, por isso, que justifique o porquê de considerar que votar no PS é o que melhor servirá os Açores nos próximos 4 anos. Eis, então, quatro razões fundamentais para a minha escolha:

- Os valores e os ideais

O PS é um partido que norteia a sua ação política por valores e ideais reconhecidos por todos: Liberdade; Igualdade; Solidariedade; Fraternidade e Justiça. O PS defende uma sociedade que esteja aberta à diversidade, à iniciativa, à inovação e ao progresso. O PS é um partido humanista e com uma visão progressista da sociedade. Tudo isto consta da respetiva Declaração de Princípios do PS. Ora, o PS/Açores é a prova da boa aplicação prática de tais princípios, valores e ideais. No PS/Açores procura-se, incessantemente, cumprir a máxima de “não deixar ninguém para trás”.

- A obra feita

O PS/Açores tem, de Santa Maria ao Corvo, obra para apresentar. E não me refiro apenas a betão e infraestruturas. Os governos do PS têm resultados para mostrar em todas as áreas. Da Agricultura às Pescas; da Educação à Saúde; da Solidariedade à Coesão Regional; da Ciência à Tecnologia; da Cultura ao Desporto ou ainda da Economia às Finanças Públicas. Os indicadores, se analisados de forma séria, mostram uma notável evolução nos Açores. Muito foi, de facto, já feito. Está tudo feito? Claro que não. Nunca estará! Mas é justo reconhecer o caminho já trilhado!

- O programa eleitoral

O PS/Açores, ao contrário do PSD, apresentou um verdadeiro programa eleitoral. O PS apresentou um documento intitulado “Programa Eleitoral 2020-2024”; enquanto o PSD apresentou o seu programa eleitoral forrado num papel de embrulho denominado “Agenda de Governação 2020-2030”. É um pormenor sem importância? Não, não é! O PS, sem receios, diz ao que vai e como vai. O PSD, através do estilo dissimulado da sua liderança, procura, na confusão da terminologia e das datas, não dizer nada que os comprometa para “amanhã” e, assim, deixar tudo no ar. O programa eleitoral do PS é claro e objetivo. A “agenda” do PSD é uma coisa que quer parecer outra. “Pormenores”… que dizem muito!  

- O Presidente Vasco Cordeiro

Os tempos em que vivemos desde março e que, infelizmente, ainda demorarão a passar, mostraram a todos a importância de termos um Presidente dos Açores como Vasco Cordeiro. Governar num período tão difícil como o atual exige experiência, inteligência, conhecimento, coragem, nervos de aço, firmeza nas decisões, celeridade e eficácia. Ora, tudo isto só é possível se existir, antes de tudo, capacidade de liderança. O Presidente Vasco Cordeiro mostrou estar à altura do tremendo desafio que assolou os Açores e o Mundo. Tal como demonstrou, no frente a frente com Bolieiro, que os tempos que se avizinham só serão minorados com continuidade do trabalho até agora desenvolvido e nunca com uma mudança para um timoneiro que apresentou demasiadas dificuldades em justificar… as suas (poucas) propostas!

A terminar, e já que o próximo texto coincidirá com o denominado “dia de reflexão”, aproveito para apelar a todos que votem. Votem no PS ou numa outra das 12 forças partidárias a sufrágio, mas votem. Não deixem que outros (poucos) decidam por si. O Facebook e as outras redes sociais; o jogo de futebol na TV; a série televisa na Netflix; o passeio, etc… podem esperar um pouco. Ao contrário dos Açores. Os Açores – como muito bem referem os outdoors do PS – precisam do seu voto!