Opinião

O caminho também se faz com os mais novos

No próximo dia 25 de outubro, os açorianos serão convidados a exercer o seu direito e o seu dever de voto nas eleições legislativas regionais e a escolher, assim, o futuro que desejam para si e, sobretudo, para os seus filhos, já que o presente serve, precisamente, para pavimentar o caminho que os mais novos irão percorrer.
Como educadora de infância e mãe, sempre me preocupei em incutir nos mais novos a imprescindível necessidade dos princípios da igualdade e da liberdade que são, afinal as bases da Democracia, sistema político em que a autoridade emana do conjunto dos cidadãos e que se baseia, precisamente, nesses princípios.
Nesse duplo papel de educadora, realço o trabalho que tem sido feito no sentido da abertura de mais vagas nas creches e centros de atividades de tempos livres, cujas infraestruturas têm sido adaptadas, adequadas e reforçadas, numa altura em que os Açores estão já acima da taxa recomendada pela OCDE quanto ao número de crianças de famílias desfavorecidas que têm acesso a creches.
Mas ainda não foram contempladas todas as nossas crianças, por isso é com agrado que lembro que a taxa de pré-escolarização, que é a maior do país nos cinco anos e que já atinge os 100%, deverá ser alargada, com a criação de mais 600 vagas nos próximos quatro anos, de modo a alcançar esse objetivo também nas faixas etárias dos três e quatro anos.
Por outro lado, o Partido Socialista aposta na criação de creches familiares e na diminuição dos custos das famílias com as creches e jardins de infância, medidas que se irão juntar aos descontos e às isenções que já são disponibilizados a famílias com menos rendimentos ou mais numerosas.
O alargamento dos horários de funcionamento das creches e centros de atividades de tempos livres, em especial nos centros urbanos, com vista a dar resposta a quem trabalha em horário noturno ou por turnos, é outra medida a implementar pelo Partido Socialista, de forma a reforçar a rede regional de respostas sociais na área da infância e juventude e a promover, consequentemente, uma sociedade desenvolvida, inclusiva e coesa.
Como garantes do futuro da nossa sociedade, importa ao Partido Socialista continuar a criar e a implementar as condições que são imprescindíveis ao bom desenvolvimento familiar, educacional e social das nossas crianças e jovens.
Estamos, por isso, determinados a trilhar este nosso caminho, como sempre, com segurança e coerência, em prol também dos mais novos.