Governo Regional persiste em ignorar desafios e necessidades de Santa Maria, diz PS/Açores

PS Açores - Há 4 horas

O Grupo Parlamentar do PS/Açores considera que a falta de diálogo e de articulação entre o Governo Regional e a Câmara Municipal de Vila do Porto está a dificultar a resposta a algumas das principais preocupações de Santa Maria, designadamente ao nível das acessibilidades e do acesso aos cuidados de saúde, defendendo que estas matérias exigem uma atuação mais próxima e eficaz por parte do Executivo.

O Grupo Parlamentar do PS/Açores considera que as principais prioridades identificadas pela Câmara Municipal de Vila do Porto, designadamente ao nível das acessibilidades e do acesso aos cuidados de saúde, exigem uma resposta do Governo Regional, defendendo que estas matérias não podem continuar sem solução por condicionarem o desenvolvimento e a qualidade de vida em Santa Maria.

No arranque das Jornadas Parlamentares do PS/Açores na ilha, os deputados reuniram com o executivo municipal, num encontro em que a Presidente da Câmara apontou os transportes aéreos e marítimos, quer de passageiros quer de mercadorias, e o acesso à saúde como os principais problemas que Santa Maria enfrenta atualmente.

Para o deputado João Vasco Costa, eleito pelo círculo eleitoral de Santa Maria, "as preocupações hoje identificadas pela Câmara Municipal confirmam muitas das matérias que o Partido Socialista tem vindo a acompanhar e a defender na Assembleia Legislativa".

"As acessibilidades continuam a ser determinantes para a qualidade de vida dos marienses e para a atividade das empresas da ilha. Da mesma forma, o acesso aos cuidados de saúde é uma preocupação permanente da população e exige respostas que garantam igualdade de oportunidades relativamente às restantes ilhas da Região", afirmou.

Segundo o parlamentar, a reunião permitiu ainda identificar a necessidade de uma maior articulação entre o Governo Regional e as instituições locais, considerando que a falta de diálogo tem dificultado a resolução de diversos problemas sentidos na ilha.

"A Câmara Municipal transmitiu-nos várias situações em que essa articulação poderia ser mais eficaz, desde matérias relacionadas com a agricultura até ao apoio a iniciativas que contribuem para a dinamização económica e turística de Santa Maria. Quando as instituições trabalham em conjunto, quem beneficia é a população", sublinhou.

João Vasco Costa reiterou que as Jornadas Parlamentares têm precisamente como objetivo ouvir as instituições, associações e agentes económicos locais, de forma a transformar as preocupações identificadas no terreno em iniciativas concretas no Parlamento.

"Estamos em Santa Maria para ouvir quem conhece a realidade da ilha, acompanhar de perto os seus desafios e reforçar o compromisso do Partido Socialista na procura de soluções que respondam às necessidades dos marienses", concluiu.

 

Vila do Porto, 14 de julho de 2026