PS/Açores exige garantias de segurança na reabertura do acesso à Ferraria

PS Açores - Há 5 horas

O Grupo Parlamentar do PS/Açores exigiu uma intervenção urgente que assegure condições de segurança na estrada de acesso à Ferraria, defendendo que a reabertura da via só deve avançar com garantias técnicas sólidas que salvaguardem trabalhadores, residentes e visitantes. Para os socialistas, é essencial que o Governo Regional clarifique as medidas adotadas e assegure uma solução estrutural definitiva para a estabilização da encosta, evitando novos riscos naquela zona.

Recorde-se que, a 15 de setembro de 2025, uma derrocada provocou a obstrução total da via, tendo o próprio Governo reconhecido, na altura, que não estavam reunidas condições de segurança para a circulação. “Cinco meses depois, e só após a denuncia da empresa concessionária das Termas da Ferraria de ausência de respostas por parte do Governo Regional, foi anunciada uma solução provisória de circulação alternada em meia via, com recurso a semáforos, sem que sejam conhecidos os fundamentos técnicos que sustentam esta alteração de posição”, refere a deputada Patrícia Miranda.

Segundo a deputada, “continuam por esclarecer as conclusões do relatório técnico do Laboratório Regional de Engenharia Civil, bem como o plano de intervenção estrutural para estabilização definitiva do talude”, considerando que “a ausência de divulgação do relatório final, de um calendário de obras e de informação clara sobre as intervenções já realizadas gera incerteza e compromete a confiança pública”.

“Se a circulação condicionada é agora considerada possível, importa perceber que avaliações técnicas atualizadas sustentam essa decisão e porque não foi equacionada mais cedo”, acrescentou.

Patrícia Miranda considera que a Ferraria constitui um ponto estratégico do ponto de vista turístico e económico, sendo o acesso rodoviário determinante para o funcionamento das Termas e para a atividade empresarial na zona. “O Grupo Parlamentar socialista entende que a reposição plena da circulação deve ser uma prioridade, mas assente em garantias técnicas sólidas e num plano de estabilização devidamente calendarizado”, sublinhou.

Nesse sentido, os deputados socialistas entregaram hoje um requerimento na Assembleia Legislativa, a solicitar ao Governo Regional o envio do relatório técnico do LREC, a identificação das intervenções realizadas desde a derrocada, as medidas de monitorização previstas durante a circulação condicionada e o calendário para a reposição total e segura do acesso.

 

Ponta Delgada, 19 de fevereiro de 2026