PS/Açores exige explicações ao Governo pelos sucessivos incumprimentos nos transportes para a ilha do Corvo

PS Açores - Há 2 horas

O Partido Socialista dos Açores, através do deputado Lubelio Mendonça, recorda que tem vindo, ao longo dos últimos anos, a denunciar sucessivos incumprimentos nos transportes marítimos e aéreos para a ilha do Corvo, alertando repetidamente para o risco de isolamento da população e para os prejuízos causados.

“Nunca na sua história a ilha do Corvo foi abandonada desta forma por um Governo, com tão pouco investimento e sem capacidade para resolver problemas estruturais relacionados com transportes”, afirmou o deputado.

Lubelio Mendonça, recordou que tem vindo, ao longo dos últimos anos, a denunciar sucessivos incumprimentos nos transportes marítimos e aéreos para a ilha do Corvo, alertando repetidamente para o risco de isolamento da população e para os prejuízos causados à economia local.

“O PS/Açores tem afirmado de forma consistente: o sistema de abastecimento e de transportes do Corvo falha de forma recorrente e carece de decisões políticas firmes e responsáveis”, afirmou o deputado.

Para o socialista, o que causa estranheza, é o facto que começou a ser recorrente de o Navio Thor realizar a viagem até à ilha do Corvo e, chegado lá, recusar atracar e fazer a descarga sem qualquer razão plausível e sem comunicar a razão de o fazer.

“O PS/Açores exige que o Governo venha explicar o porquê desta recusa”, acrescentou Lubelio Mendonça, lembrando “a proposta do PS apresentada e aprovada na discussão e aprovação do plano e orçamento com os votos contra do PSD/CDS\PPM para reforçar as viagens dos navios ao Grupo Ocidental, uma solução concreta, imediata e orientada para resolver o problema”.

O socialista relembra que o Partido Socialista tem vindo a denunciar com frequente frequência os cancelamentos sucessivos nas ligações marítimas e de passageiros, na descarga de mercadorias e nos atrasos de transporte de gado vivo e escoamento do pescado, o que tem causado prejuízos diretos para os produtores locais.

“Perante este historial, a responsabilidade é política e é do Governo Regional dos Açores, que tem o dever de garantir serviços de transporte regulares, fiáveis e ajustados às especificidades da ilha mais pequena da Região”, referiu ainda o deputado.

Sobre as recentes declarações do Presidente do Governo Regional, que procurou enaltecer alegadas melhorias no abastecimento da ilha do Corvo, Lubélio Mendonça considera que “a realidade vivida pelos corvinos desmente qualquer tentativa de autoelogio”.

“Após ouvir o Presidente do Governo, fica a certeza de que este está totalmente alheio da realidade. Quem vem dizer aos corvinos que nunca estiveram tão bem servidos em matéria de transportes não sabe nem conhece o que se vive na ilha do Corvo e continua a esconder-se atrás de desculpas, não fazendo aquilo que exigimos: saber a razão pela qual estes episódios estão a acontecer e apresentar uma solução concreta para o problema”, referiu o deputado, sublinhando que os sucessivos cancelamentos, falhas de descarga e atrasos no transporte de mercadorias demonstram que o problema continua longe de estar resolvido.

O PS/Açores reforça a exigência de medidas concretas e eficazes por parte do Executivo para garantir a regularidade e qualidade dos transportes marítimos e aéreos para a ilha do Corvo.

 

Vila do Corvo, 09 de fevereiro de 2026