PS/Açores defende abertura urgente do Centro de Dia da Vila Nova ao serviço dos idosos

PS Açores - Há 5 horas

O deputado do PS/Açores eleito pela ilha Terceira, Marco Martins, alertou para a situação “inaceitável” do Centro de Dia da Vila Nova, no concelho da Praia da Vitória, que continua sem abrir portas apesar de a obra estar concluída e o espaço devidamente equipado há cerca de um ano.

“O que temos é uma resposta social pronta a funcionar, financiada com fundos públicos e com recursos próprios da instituição, mas bloqueada pela inércia do Governo Regional”, sublinhou o parlamentar socialista, considerando incompreensível a demora na assinatura do acordo de cooperação necessário à entrada em funcionamento da valência.

Marco Martins recordou que o Centro Comunitário do Espírito Santo da Vila Nova avançou com a obra com a concordância do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), através de uma candidatura à GRATER, cumprindo todas as orientações técnicas exigidas. Ainda assim, a resposta continua por concretizar, alegadamente por falta de verbas da tutela.

“Estamos a falar de idosos que precisam desta resposta todos os dias e de um concelho que apresenta uma taxa de cobertura muito baixa ao nível dos Centros de Dia. Cada mês de atraso é um mês a mais sem apoio, sem acompanhamento e sem dignidade para muitos idosos”, frisou.

Perante esta situação, o PS/Açores questionou formalmente o Governo Regional sobre os motivos do atraso de cerca de um ano, as razões para a não assinatura do acordo de cooperação e que medidas estão previstas para garantir a rápida abertura desta resposta social fundamental para a freguesia da Vila Nova e para o concelho da Praia da Vitória.

“O Governo não pode continuar a adiar soluções quando as instituições fazem o seu trabalho e as populações esperam respostas. Os idosos da Vila Nova não podem ficar reféns da falta de decisão política”, concluiu Marco Martins.

 

Praia da Vitória, 06 de fevereiro de 2026