“Degradação da escola das Furnas é mais um exemplo do desmazelo do Governo”, afirma PS/Açores

PS Açores - Há 1 hora

O deputado do Partido Socialistas Gualberto Rita, alertou hoje que a “degradação da escola das Furnas reflete o estado de desmazelo e de abandono do Governo dos Açores, liderado por José Manuel Bolieiro, que além de não assegurar, na prática, as manutenções apregoadas, também não responde aos Conselhos Executivos das Escolas”.

Gualberto Rita falava à margem de uma visita dos deputados do GPPS à Escola Básica 1, 2, 3/JI de Furnas, onde constataram que os balneários da escola se encontram fechados há quase três anos por falta de condições de segurança, bem como puderam evidenciar infiltrações e tetos a cair.

“Perante tais condições, o Conselho Executivo da Escola fez um orçamento para colmatar algumas das lacunas existentes, no valor de 50 mil euros, tendo-a remetido ao Governo Regional em janeiro deste ano, mas infelizmente sem resposta até ao momento”, lamentou.  

O parlamentar sublinhou que “este é um padrão que se reflete em várias escolas e edifícios públicos: falta de manutenção, ausência de respostas das Direções Regionais e do Governo, com tendência a agravar-se dia após dia”.

No entanto, este sentimento de abandono e desmazelo não se circunscreve às escolas, de acordo com o socialista. “O concelho da Povoação tem ficado esquecido das prioridades do Governo Regional, com investimentos estruturantes que não avançam ou com promessas eleitorais que não passam do papel”.

Gualberto Rita lembrou que o Orçamento Regional para 2026 esqueceu, quase por completo, o concelho da Povoação, com verbas irrisórias. “É inaceitável que em 65 milhões do PRR para a habitação, apenas cerca de 300 mil euros tenham sido investidos no concelho”.

Sobre a prometida nova escola da Povoação, também não se compreende como se inscreve uma verba para o projeto da nova escola, quando ainda não está definida a localização, nem existe um terreno adquirido para o efeito. “Andam a iludir os povoacences, afirma Gualberto Rita.

Outro exemplo importante é a falta de avanços e de desenvolvimento da estrada Furnas – Povoação, uma reivindicação antiga, que não passa dos estudos e tem ficado esquecida.

O PS/Açores reconhece as dificuldades técnicas e financeiras que esta obra gera, mas é fundamental começar por garantir o seu financiamento com fundos comunitários e avançar com a obra, nem que seja por fases. “É uma questão de segurança para a população e um importante contributo para o desenvolvimento do concelho da Povoação e fixação de população”, concluiu o deputado.

 

Povoação, 04 de dezembro de 2025