Isabel Almeida Rodrigues defende Câmara próxima e apoios concretos à agricultura nos Arrifes

PS Açores - Há 2 dias

Isabel Almeida Rodrigues, candidata da coligação Unidos por Ponta Delgada (PS, BE, PAN e Livre), afirmou este domingo, nos Arrifes, que “é tempo de a Câmara Municipal voltar a olhar para quem trabalha na terra”, sublinhando a importância de apoiar de forma efetiva o setor agrícola e reforçar a proximidade entre o município e os cidadãos.

“Os Arrifes são uma das muitas freguesias do concelho com uma forte ligação à agricultura e nós temos medidas concretas pensadas para apoiar este setor”, destacou Isabel Almeida Rodrigues, apontando como prioridade “a manutenção e recuperação dos caminhos agrícolas, que são da responsabilidade do município e fundamentais para os agricultores poderem exercer a sua atividade”.

Entre as propostas apresentadas, a candidata anunciou a criação de um gabinete municipal especializado de apoio à agricultura, com técnicos preparados para orientar os produtores “no acesso a fundos regionais, nacionais e comunitários”.

“Queremos descentralizar esta prestação de serviços, os técnicos devem deslocar-se às freguesias, prestar apoio localmente e estar ao lado de quem precisa. O objetivo é facilitar o acesso aos apoios e simplificar processos”, referiu.

Isabel Almeida Rodrigues destacou ainda a necessidade de “criar um regime transitório que permita o licenciamento de explorações agrícolas que ainda não o conseguiram fazer, sempre salvaguardando as premissas ambientais”.

Para a candidata, o reforço da proximidade e da escuta ativa é essencial para mudar a forma como o município se relaciona com os cidadãos. “Os eleitores precisam de uma Câmara que seja próxima, com capacidade de ouvir as populações, interpretar as suas necessidades e criar respostas à medida de cada freguesia”, afirmou.

Criticando a atual gestão municipal, Isabel Almeida Rodrigues considerou que “temos assistido a uma governação de costas voltadas para as pessoas, onde as decisões são tomadas sem ouvir quem sofre o impacto direto dessas medidas”.

“É preciso mudar. Queremos uma Câmara com capacidade de escuta e de resposta às reais necessidades das pessoas. É esse o compromisso da coligação Unidos por Ponta Delgada”, concluiu.