Investir no saneamento básico e na captação de água é imperativo para o desenvolvimento da Ribeira Grande, afirma Lurdes Alfinete

PS Açores - Há 6 horas

Lurdes Alfinete, candidata do PS à Ribeira Grande, defendeu que é imperativo investir no saneamento básico do concelho: “só assim podemos recuperar a Praia do Monte Verde, só assim podemos evitar situações de interdições de banhos na Maia”, afirmou a candidata.

À saída de uma reunião com empresários da construção civil, Lurdes Alfinete salientou o trabalho que foi feito até agora pelo atual executivo camarário, mas ressalvou “que não basta ter o saneamento básico feito nas ruas; é fundamental ligar as casas à rede de saneamento, caso contrário, nunca resolveremos o problema.”

“Nós temos o levantamento feito, temos o conhecimento das ruas que ainda não têm saneamento básico e das muitas casas que ainda não estão ligadas à rede. E este é um problema que não se cinge ao centro da cidade: está na Ribeira Seca, está na Ribeirinha, está no Pico da Pedra, na Maia, em muitas freguesias, e a autarquia tem de arranjar soluções”, afirmou Lurdes Alfinete.

Para isso, o projeto de Lurdes Alfinete pretende apoiar financeiramente as famílias a ligarem as suas casas à rede de saneamento básico. “Todos percebemos que sem incentivos, nenhum Ribeiragrandense vai querer fazer obras, para se ligar à rede de saneamento, por isso nós queremos apoiar e, se possível,  deixar a casa desse Ribeiragrandense em melhor estado”, afirmou.

Lurdes Alfinete defendeu, ainda, a necessidade de se efetuarem análises periódicas não só a jusante, onde desaguam a ribeira e a levada da Condessa, mas também a montante e ao longo de todo o curso de água, “pois só assim conseguiremos perceber o foco de poluição, se doméstico ou de outra origem, e melhor agir para o resolver!”.

Caso se verifique que resulta, também, da atividade agrícola em zonas sensíveis, a autarquia, em estreita parceria com as Associações do setor, e esperando o devido apoio do Governo Regional, irá atuar para vedar o foco de poluição, através da melhoria e ampliação das nitreiras e outras soluções similares e, no limite, “tal como foi feito ao redor da Lagoa das Furnas, por exemplo, onde a Associação Agrícola de São Miguel teve um papel fundamental, iremos trabalhar para encontrar soluções de modo a que estas explorações sejam deslocalizadas e os agricultores justamente compensados.”

Solucionar este problema irá não só devolver a praia do Monte Verde aos Ribeiragrandenses, como irá elevar mais ainda o nome da cidade e irá defender e valorizar o trabalho das diversas escolas de surf e empresas marítimo-turísticas que dependem das praias.

“Só com estas medidas conseguiremos solucionar este problema que se prolonga há demasiado tempo. Se queremos ser ‘Capital do Surf’ não podemos estar constantemente nas notícias por interdição de praias e águas balneares e nos dias de hoje é impensável que um concelho como a Ribeira Grande, único com uma praia no centro da cidade, não a esteja a aproveitar devidamente”, concluiu Lurdes Alfinete.

A captação de água e armazenamento é outra das preocupações que a candidata quer resolver e acautelar: “Nos últimos 12 anos não foram feitos investimentos estruturantes nessa área. Sem reforço do abastecimento de água, não é possível garantir maior dinâmica na economia, quer para a distribuição de água aos novos loteamentos a criar no nosso concelho, quer para a instalação de novas unidades hoteleiras ou outras de âmbito turístico.”