Isabel Almeida Rodrigues denuncia abandono dos Fenais da Luz e exige obras prometidas há anos

PS Açores - Há 5 dias

A candidata da Coligação Unidos por Ponta Delgada (PS, BE, PAN e LIVRE), Isabel Almeida Rodrigues, acusou a Câmara Municipal de prometer obras “em vésperas de eleições” e nunca as concretizar, denunciando o abandono da freguesia dos Fenais da Luz e assumindo compromissos claros para o Caminho do Arrebentão, a frente marítima e a Ecovia do Norte.

“Há quanto tempo ouvimos promessas que nunca se cumprem? Há quanto tempo se fala no Caminho do Arrebentão, na sua requalificação, no investimento que já estaria adjudicado, e nada acontece?”, questionou Isabel Almeida Rodrigues, lembrando que “em junho deste ano, o atual Presidente da Câmara anunciou que a obra estava adjudicada, com 300 mil euros reservados, empresa escolhida e intervenção pronta a avançar. Estamos em setembro e não há um centímetro de obra feita”.

Garantindo que quando for eleita a situação mudará, Isabel Almeida Rodrigues, que intervinha na apresentação da candidatura à Junta de Freguesia dos Fenais da Luz, assumiu que consigo esta obra vai avançar.

“Assumo o compromisso de rever o contrato, exigir o cumprimento imediato da requalificação e integrar o Caminho do Arrebentão nas prioridades da nova governação municipal. Porque a palavra dada tem de ser palavra honrada”, afirmou.

Outro dos pontos destacados foi a falta de investimento e cuidado na frente marítima dos Fenais da Luz. “Onde está o cuidado com os espaços públicos? Onde está a limpeza, a organização, o respeito pelo espaço que é de todos? Não estão. Não existem. É preciso reordenar, criar infraestruturas de apoio com qualidade e pensar este lugar como um espaço de lazer, saúde e encontro da comunidade”, defendeu.

Isabel Almeida Rodrigues denunciou ainda o desrespeito da Câmara pela participação cidadã, lembrando que, em 2017, a freguesia venceu o Orçamento Participativo com a proposta da Ecovia do Norte, mas que “o projeto nunca saiu da gaveta”.

Entre as medidas para responder a necessidades básicas da freguesia, a candidata anunciou, ainda, “a instalação de ilhas ecológicas subterrâneas para melhorar a recolha de resíduos; a requalificação das paragens de autocarro, com abrigo e informação atualizada; a sinalização segura dos pontos críticos da freguesia e o alargamento de passeios em zonas habitacionais e escolares, para garantir maior segurança a peões, sobretudo crianças e idosos”.

“Os direitos das pessoas não podem depender do sítio onde moram. Os Fenais da Luz, como todas as freguesias de Ponta Delgada, merecem respeito, investimento e uma Câmara que cumpra”, concluiu Isabel Almeida Rodrigues.