Lurdes Alfinete, candidata à Ribeira Grande, volta a ter como bandeira a criação de uma rede urbana de minibus, elétrica, para o concelho, com especial incidência nos horários de trabalho e de aulas.
“O mês de setembro é o mês por excelência da mobilidade, é quando se celebra a Semana Europeia da Mobilidade, que este ano tem o tema de «Mobilidade para Todos», por isso mesmo queremos apostar na mobilidade suave dos Ribeiragrandenses”, afirmou Lurdes Alfinete.
Lurdes Alfinete volta, por isso, a propor uma rede urbana de minibus com passagens pelas escolas e com horários ajustados às aulas, servindo alunos e docentes.
Para a candidata esta rede de minibus servirá também a população em geral, principalmente para deslocações para o local de trabalho, uma vez que esta rede terá uma especial incidência durante o horário laboral, “tornando a Ribeira Grande um concelho mais amigo do ambiente, permitindo também uma poupança no orçamento das famílias, nomeadamente na fatura dos combustíveis”.
Esta rede terá ainda uma passagem pelo Mercado de Santana, às quintas-feiras e sábados, “promovendo o comércio naquele que já é um mercado agrícola de excelência e que é cada vez mais um ponto de visita na Ribeira Grande”, afirmou.
Está também prevista uma passagem pelo Parque Industrial, promovendo o comércio e servindo os trabalhadores daquela zona.
No verão, com a Rota das Praias, haverá passagens pelas piscinas municipais, pela praia do Monte Verde, pela praia de Santa Bárbara, até ao resort. “Será fantástico ver um jovem da Ribeirinha entrar numa minibus para ir ter com os amigos à praia!”, finalizou.
Propomos também, em parceria com os municípios vizinhos da Lagoa e de Ponta Delgada, a criação de uma ligação rápida, que ligue o centro urbano da Ribeira Grande diretamente ao centro da Lagoa e de Ponta Delgada, pela SCUT/via rápida, “uma ligação muito importante, pois é impensável que um Ribeiragrandense não consiga trabalhar na Lagoa porque não tem transporte”, concluiu a candidata.
Lurdes Alfinete propõe ainda que se dupliquem o número de ligações e frequência entre a zona nascente (Lomba de São Pedro, Fenais da Ajuda, Lomba da Maia, Maia, São Brás e Porto Formoso) e a cidade, naquilo que considera “não ser aceitável nos dias de hoje que um aluno tenha de esperar duas, três ou mais horas para conseguir voltar a casa”.
Com o programa Táxi à Porta, Lurdes Alfinete pretende ainda apoiar os idosos e pessoas com incapacidade, atribuindo transporte gratuito, 12 viagens por ano, para deslocações não urgentes, a serem pagas pela autarquia aos taxistas das 14 freguesias.
Lurdes Alfinete realça ainda como fundamental na mobilidade dos Ribeiragrandenses a requalificação da estrada de Santana, que liga a freguesia da Ribeira Seca à Vila de Rabo de Peixe, dotando-a de passeios, iluminação e ciclovia e um novo piso de asfalto, bem com a conclusão do caminho da Tondela, um eixo essencial de entrada e saída do centro da Ribeira Grande, diretamente para a via rápida.