Em reunião com a APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Açores, Lurdes Alfinete, candidata à autarquia da Ribeira Grande, defendeu a criação de um Centro para Autistas e Neurodivergentes no concelho.
“A defesa de uma Ribeira Grande verdadeiramente inclusiva passa por medidas concretas para os cidadãos e famílias que enfrentam, diariamente, as neurodivergências,” afirmou Lurdes Alfinete.
Com base nos dados avançados pelos Executivos das quatro escolas públicas do concelho, Lurdes Alfinete avança que são, neste ano letivo, “cerca de 75 crianças e jovens diagnosticados como autistas ou neurodivergentes, com atestado médico de 60% ou mais, aos quais é necessário dar uma resposta especializada e integrada, que vá ao encontro das necessidades de cada um, promovendo a sua autonomia e qualidade de vida. Mas também serve de resposta e de apoio sistematizado às famílias e aos cuidadores”.
Numa parceria com a APPDA – Açores e com o ISSA, a candidata pretende criar um Centro para Autistas e Neurodivergentes no Concelho da Ribeira Grande, com acompanhamento especializado a cada Criança, Jovem ou Adulto diagnosticado.
“O mês de setembro marca o regresso às aulas e ao trabalho, às rotinas das famílias, e todos os que se deparam, diariamente, com estes transtornos e perturbações de foro neurológico precisam de respostas, desde familiares, outros alunos, docentes e comunidade em geral”, afirmou a candidata.
Assim, Lurdes Alfinete também quer investir na formação e sensibilização, começando pela formação dos recursos humanos da Câmara, dos ATL municipais e das Instituições da Ribeira Grande vocacionados para o atendimento, assim como na formação e sensibilização das comunidades educativas e da comunidade em geral, promovendo a Ribeira Grande como um concelho verdadeiramente inclusivo.
“O diagnóstico precoce e a maior sensibilidade para as neurodivergências traz-nos a responsabilidade de sermos capazes de incluir todos, mas em respeito pelas particularidades de cada um”, defendeu Lurdes Alfinete.
“É fundamental ter ferramentas que apoiem o desenvolvimento dos autistas e neurodivergentes da Ribeira Grande, assim como é fundamental responder ao descanso dos seus cuidadores.”, concluiu a candidata.