A candidata do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Graça Melo, apresentou esta sexta-feira a sua candidatura, sublinhando o orgulho e a responsabilidade de liderar uma equipa renovada, mas também experiente, que tem como prioridade servir a população e construir um futuro mais forte para o concelho.
“É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que hoje apresentamos a nossa equipa. Uma equipa renovada, mas também experiente, com provas dadas em cargos de liderança e que traz consigo a energia e a sabedoria de quem demonstra trabalho feito e resultados concretos”, afirmou Graça Melo.
A candidata destacou que o programa do PS para Vila Franca do Campo assenta em quatro eixos estratégicos: área social, investimento público, setor empresarial e educação, cultura e desporto.
Na área social, Graça Melo foi clara: “A habitação é uma prioridade. Não só para famílias carenciadas, mas também para quem, tendo um salário, continua sem acesso a um lar condigno. Queremos tornar Vila Franca do Campo uma vila mais inclusiva, onde todos, sem exceção, possam viver com dignidade e igualdade de oportunidades”.
Quanto ao investimento público, a candidata destacou obras estruturantes: “Executaremos a ligação entre o Parque Industrial e a Rua da Paz, requalificaremos a envolvente do Santuário de Nossa Senhora da Paz e criaremos condições para instalar no nosso concelho o Centro Interpretativo das Romarias. Projetos como a requalificação da orla marítima, a construção de uma nova ETAR e a ampliação dos cemitérios de Ponta Garça e São Pedro demonstram a nossa visão para o futuro”.
No apoio ao setor empresarial, Graça Melo reafirmou o compromisso de continuar a apoiar agricultores e pescadores, a ampliar o Parque Industrial e a criar condições para mais negócios e emprego: “Queremos que os nossos jovens encontrem aqui oportunidades para trabalhar e fixar-se em Vila Franca do Campo.”
Já no eixo da educação, cultura e desporto, a candidata socialista destacou: “Continuaremos a apoiar os estudantes através de bolsas, a investir na cultura e a promover o desporto em todas as suas dimensões. Queremos que a juventude tenha espaço para se divertir, mas também que todas as famílias tenham qualidade de vida.”
Concluindo a sua intervenção, Graça Melo reforçou o compromisso de proximidade com a população.
“Vila Franca do Campo merece uma liderança de proximidade, que governa com seriedade e visão, mas, sobretudo, com coração. É isso que esta equipa se propõe a fazer: trabalhar lado a lado convosco, para que a nossa terra seja um lugar onde dá gosto viver, investir e crescer. Queremos, com confiança, esperança e trabalho conjunto, fazer de Vila Franca do Campo a Vila com mais graça”.
Durante o evento foram apresentados, além dos candidatos à Câmara Municipal, também os candidatos às Juntas de Freguesia e Assembleia Municipal do concelho.
Na ocasião, Flávio Pacheco, candidato à presidência da Assembleia Municipal, apresentou as suas prioridades, reforçando o compromisso de promover uma democracia local mais participada e próxima das pessoas.
“Pretendemos promover o debate público em torno de temas prioritários como o ambiente, a juventude, a habitação, o turismo, o desporto, a educação e a ação social, envolvendo especialistas e toda a população. Só assim construiremos soluções que respondam verdadeiramente às necessidades dos vilafranquenses”, afirmou.
Entre as propostas apresentadas, Flávio Pacheco anunciou, por exemplo, a criação do Prémio Anual de Cidadania Ativa, como forma de reconhecer o mérito de cidadãos e associações, e a realização de um Fórum Anual de Planeamento Estratégico, aberto à
“Quero garantir que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas. O meu compromisso é com todos os vilafranquenses: construir, em conjunto, uma Vila Franca mais justa, solidária e progressista. Uma Vila com mais justiça e, sobretudo, com mais graça”, concluiu.