Isabel Almeida Rodrigues defende política de housing first para combater problema dos sem-abrigo em Ponta Delgada

PS Açores - Há 14 horas

A candidata à Câmara Municipal de Ponta Delgada pela coligação Unidos por Ponta Delgada, Isabel Almeida Rodrigues, reuniu-se com a Associação Novo Dia para refletir sobre “um dos grandes problemas que assola o concelho”: a população em situação de sem-abrigo e as dependências.

Segundo a socialista, Ponta Delgada tem atualmente mais de 150 pessoas em situação de sem-abrigo, número que considera “alarmante” e para o qual as respostas existentes “são manifestamente insuficientes”.

“Precisamos de uma atuação articulada e concertada entre autarquias locais, Governo Regional e instituições. Estes são problemas que ninguém consegue resolver sozinho”, sublinhou Isabel Almeida Rodrigues.

A candidata defendeu a aposta numa política de housing first, que passa por criar soluções de habitação para pessoas em situação de sem-abrigo, acompanhadas de programas de reabilitação e de apoio continuado durante o tempo de estabilização necessário.

“Para nós esta será uma prioridade para o concelho. A autarquia de Ponta Delgada, com a nossa governação, fará tudo o que estiver ao seu alcance para que estas soluções se possam tornar realidade”, garantiu.

Sobre a resposta recentemente anunciada pela atual Câmara Municipal, Isabel Almeida Rodrigues considerou que, apesar de ser uma medida positiva, “é manifestamente insuficiente”:

“Estamos a falar de apenas 10 camas, e ainda por cima numa localização bastante afastada do centro da cidade, o que criará mais dificuldades em mobilizar as pessoas que precisam desta resposta”, frisou.

A candidata reiterou que “não basta tapar os olhos a um problema tão grave”, defendendo que a política municipal para a habitação social e para o combate às dependências deve ser pensada “de forma integrada, inclusiva e eficaz, colocando sempre as pessoas no centro da decisão política”.