O Vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores acusou hoje o Governo da República de desrespeitar os Açorianos ao recusar-se a prestar esclarecimentos, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), sobre o funcionamento do transporte marítimo de mercadorias.
Em causa está a falta de comparência do Governo da República e do Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na Comissão de Economia da ALRAA, “para esclarecer os Açorianos e apresentar soluções para um assunto de grande relevância e que, nos últimos tempos, tem prejudicado os empresários açorianos”, sublinhou Carlos Silva.
“É inaceitável que o Governo da República se recuse, com evidente arrogância política, a falar aos Açorianos sobre uma matéria da exclusiva responsabilidade do executivo liderado pelo PSD e por Luís Montenegro”, apontou o deputado socialista, para quem “este seria um momento ideal para a República apresentar soluções urgentes para o transporte de mercadorias, que tem motivado queixas quase diárias dos empresários e das suas entidades representativas nos Açores”.
O Vice-presidente da bancada socialista no parlamento dos Açores afirmou que “tal recusa é um claro indicador de que o Governo da República do PSD/CDS não tem soluções para este problema e revela-se incapaz de construir ou de participar em qualquer resposta que ponha fim aos prejuízos causados à economia açoriana”.
O deputado socialista acrescentou ainda que “a atitude do Senhor Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, não é minimamente coerente, pois num passado recente compareceu nesta comissão para prestar esclarecimentos sobre o Subsídio Social de Mobilidade, mas agora recusa-se a fazê-lo e nem sequer designa um representante do Governo da República”.
Carlos Silva concluiu que “o Governo da República só aparece quando lhe convém, para fazer anúncios e propaganda, mas quando é chamado a confrontar-se com a realidade e com os verdadeiros problemas das pessoas, foge e recusa-se a prestar contas”.
Ponta Delgada, 02 de setembro de 2025