Lurdes Alfinete quer colocar a saúde mental na agenda autárquica da Ribeira Grande

PS Açores - Há 8 horas

A candidata à autarquia da Ribeira Grande, Lurdes Alfinete, quer colocar novamente a saúde mental na agenda da autarquia nas próximas eleições de 12 de outubro, algo que já vinha a alertar nestes últimos anos.

“Nos últimos 4 anos, enquanto vereadora da oposição, alertei, por diversas vezes, para a problemática da saúde mental, tendo inclusive proposto um Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental, que, apesar de aprovado, nunca foi posto em prática”, referiu Lurdes Alfinete.

Em reunião com a Casa de Saúde de São Miguel, Lurdes Alfinete salientou que “a saúde mental é parte integrante de cada cidadão e que a ação da autarquia deve passar por prevenir, tratar e integrar”.

Para Lurdes Alfinete “é tempo de olhar para a sua promoção desde o ensino pré-escolar, com um programa de regulação emocional nas escolas, prevenindo sinais precoces de ansiedade, de depressão e comportamentos desajustados em crianças e jovens,” finalizou.

O projeto de Lurdes Alfinete para a Ribeira Grande pretende, em parceria com a Casa de Saúde de São Miguel, apoiar a constituição de uma residência para reabilitação psicossocial, implementar um centro ocupacional, como o projeto “Mãos que Criam”, e financiar consultas de acompanhamento após o tratamento.

De salientar que esta foi a primeira candidatura, desde sempre e fora do concelho de Ponta Delgada, a reunir com a Casa de Saúde de São Miguel, mostrando bem a importância da saúde mental para a candidata à Ribeira Grande.

Segundo Lurdes Alfinete “o caminho para a saúde mental tem de ser mais curto, menos caro e mais claro”.