O Presidente do PS/Açores, Francisco César, manifesta a sua profunda consternação e pesar pelo falecimento de Emanuel Jardim Fernandes, histórico dirigente socialista e antigo presidente do PS Madeira.
Advogado de profissão, Emanuel Jardim Fernandes distinguiu-se pela sua longa e dedicada intervenção política. Presidiu ao PS/Madeira entre 1980 e 1993 e, novamente, em 1996, desempenhando um papel determinante na afirmação do Partido na Região Autónoma da Madeira.
Foi deputado à Assembleia Legislativa da Madeira, deputado à Assembleia da República por duas vezes (1983-1985 e 1991-1995) e deputado ao Parlamento Europeu entre 2004 e 2009, sempre orientando a sua ação por um profundo compromisso com as causas sociais, a autonomia regional e a defesa dos interesses de Portugal.
Francisco César recorda-o como “um homem profundamente comprometido com os valores do socialismo democrático, com a liberdade e com o desenvolvimento da sua terra e do país”, sublinhando “o legado de dedicação, seriedade e sentido de missão” que deixa a todos os socialistas e a todos os madeirenses.
“Nesta hora de dor, quero, em meu nome pessoal e em nome do PS/Açores, apresentar à família e aos amigos de Emanuel Jardim Fernandes as nossas mais sentidas condolências, associando-nos ao luto por alguém que honrou, com o seu exemplo e serviço, a vida política e pública”, afirmou Francisco César.