Santa Maria fora das prioridades do Governo em acessibilidades e turismo, denuncia PS

PS Açores - Há 17 horas

O Secretariado de ilha do PS Santa Maria lamenta que o Governo do PSD/CDS-PP/PPM insista no abandono da ilha, deixando-a cada vez mais isolada, quer por via aérea, quer pelo completo desaparecimento do transporte marítimo de passageiros. A consequência desta negligência já se faz sentir na economia local e na vida das pessoas, sendo Santa Maria a única ilha onde o número de passageiros desembarcados diminuiu no primeiro semestre de 2025.

Por sua vez, o Governo continua ausente, alheio e indiferente. Em vez de reconhecer os problemas e agir com responsabilidade, o Executivo da coligação insiste em afirmar que Santa Maria “está bem”, ignorando por completo a realidade vivida por quem cá reside e investe.

Reiterando a quebra no número de passageiros desembarcados no primeiro semestre de 2025, comparativamente ao período homólogo de 2024, o PS/Santa Maria alerta que esse número é demonstrativo de que “os Marienses estão a ser fortemente penalizados”.

Esta quebra na mobilidade e na chegada de passageiros tem consequências diretas na economia local, com impacto visível já neste mês de julho. A auscultação feita pelo PS/Santa Maria a empresários da restauração confirma uma significativa redução no número de turistas na ilha, o que pode comprometer seriamente a sustentabilidade de vários negócios e do próprio setor turístico da ilha.

A par disso, os socialistas recordam, ainda, que os Marienses estão também a ser penalizados no acesso à Saúde, dado que a falta de acessibilidades à ilha condiciona o acesso a consultas e exames médicos, mas, também, na deslocação de médicos especialistas à ilha.

Denunciando, ainda, o total abandono do transporte marítimo de passageiros, que, em ausência de voos, isola por completo a ilha, o PS/Santa Maria considera inaceitável que, em 2025, “uma ilha como Santa Maria seja deixada sem soluções alternativas de mobilidade, como se fosse uma nota de rodapé no mapa da Região”.

Para os socialistas Marienses, esta é apenas mais uma demonstração de que Santa Maria foi esquecida nas prioridades do Governo Regional, em matéria de acessibilidades e nas políticas públicas de turismo, sendo urgente inverter este rumo de negligência.

“O Governo tem de assumir as suas responsabilidades e perceber que o abandono das acessibilidades aéreas e marítimas está a ter consequências sérias para Santa Maria. A nossa economia, a nossa população e o nosso futuro não podem continuar a ser ignorados”, conclui o Secretariado do PS/Santa Maria.